PUBLICIDADE

Senado dos EUA confirma Jerome Powell como presidente do Fed

Powell, que é dirigente do banco central americano desde 2012, assumirá o comando quando expirar o mandato de quatro anos da atual presidente, Janet Yellen, no próximo dia 3

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Jerome Powell, novo presidente do Federal Reserve, durante cerimônia de nomeação na Casa Branca. Foto: SAUL LOEB/AFP/Getty Images

WASHINGTON - O Senado dos Estados Unidos confirmou por 85 votos a 12 Jerome Powell como o 16º presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

PUBLICIDADE

Powell assumirá o comando do BC quando expirar o mandato de quatro anos da atual presidente, Janet Yellen, no próximo dia 3. Ela disse que deixaria o conselho de dirigentes do Fed assim que seu sucessor tomasse posse.

++BC da Argentina reduz taxa básica de juros em 0,75 ponto porcentual, para 27,25%

Powell, que é dirigente do Fed desde 2012, terá a tarefa de sustentar a expansão da economia americana sem deixá-la superaquecer. 

Na política monetária, Powell deve adotar a postura cautelosa e gradual de Yellen ao elevar os juros.

"Temos sido pacientes na remoção da acomodação e eu acho que a paciência nos serviu bem", disse Powell, durante sua audiência de confirmação no dia 28 de novembro, após ter sido nomeado pelo presidente Donald Trump no dia 2. Agora que o crescimento está acelerado, "é hora de normalizarmos as taxas de juros", acrescentou.

++Banco Central do Brasil cobra de instituições financeiras corte de juros do cheque especial

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.