1. Usuário
Assine o Estadão
assine


S&P usa carro oficial da Fazenda em Brasília

MAURO ZANATTA - Agencia Estado

13 Março 2014 | 13h 53

Um dia após cobrar R$ 40 de 18 empresários para almoçar com o ministro Guido Mantega e seus secretários, o Ministério da Fazenda cedeu nesta quinta-feira um veículo oficial de sua frota para transportar a diretora da agência de classificação de risco Standard&Poor''s, Lisa Schineller, e uma equipe de seis pessoas no trajeto de cerca de 4 quilômetros entre o Banco Central e sua sede.

Os táxis disponíveis em frente ao prédio do BC cobram R$ 20 para realizar o curto trajeto. Como seriam necessários dois veículos para transportar a equipe da agência estrangeira, a empresa acabou poupando o dobro desse valor ao usar a carona oficial. A reportagem não conseguiu obter informações sobre qual veículo foi usado pela equipe para percorrer a distância entre o hotel da equipe e a sede do BC. Antes de entrar na van do Ministério, a diretora da empresa se recusou a fazer declarações sobre o encontro. "Sem comentários", repetiu por três vezes ao ser questionada por um grupo de jornalistas na portaria principal do BC.

Uma força-tarefa da S&P está no Brasil desde segunda-feira para passar um pente fino nas contas públicas e conversar com agentes do mercado, investidores e autoridades do governo. A missão, que começou o périplo por São Paulo, esteve reunida por quase duas horas com toda a diretoria do BC na manhã de hoje. A equipe da S&P participa de um encontro como ministro da Fazenda, Guido Mantega, e parte de seus secretários. Os especialistas da agência devem passar pelo Rio de Janeiro antes de voltar a Nova York na próxima semana.