PUBLICIDADE

Publicidade

Sete municípios mais ricos detinham 25% da economia do País em 2013, revela IBGE

Os maiores geradores de riqueza no ano foram São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus e Campos dos Goytacazes; os 1.388 municípios mais pobres responderam por aproximadamente 1% do PIB nacional

Por Daniela Amorim (Broadcast)
Atualização:
Pesquisa mostra quea riqueza permanece bastante concentrada no País Foto: Sérgio Castro|Estadão

RIO - Apesar dos avanços registrados nos últimos anos na redução da desigualdade, a riqueza permanece bastante concentrada no País. Em 2013, apenas sete municípios concentravam 25% da economia brasileira, de acordo com o Produto Interno Bruto dos Municípios 2010-2013, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PUBLICIDADE

Os maiores geradores de riqueza no ano foram São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus e Campos dos Goytacazes. Quando somados os 62 municípios brasileiros mais ricos, chegava-se a metade do PIB nacional.

Por outro lado, os 1.388 municípios mais pobres responderam por aproximadamente 1% do PIB nacional. Nesse grupo com menor participação na geração de riqueza estavam 74,6% dos municípios do Piauí, 60,1% dos municípios da Paraíba, 53,3% dos municípios do Rio Grande do Norte e 52,5% dos municípios do Tocantins.

Segundo o IBGE, não houve alteração significativa entre os municípios com maior participação no PIB no período de abrangência do levantamento, de 2010 a 2013.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.