PUBLICIDADE

Sistema bancário de Portugal está forte, diz ministra

Maria Luís Albuquerque foi convocada por uma comissão parlamentar, para explicar a situação do BES

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O sistema financeiro de Portugal tornou-se mais forte graças a elevadas taxas de solvência dos bancos e os problemas que afetam o Banco Espírito Santo não devem ser confundidos com os problemas no sistema financeiro como um todo, disse o ministra das Finanças do país, Maria Luís Albuquerque, nesta quinta-feira. Ela disse a uma comissão parlamentar, por quem foi convocada para explicar a situação do maior banco listado do país, que o governo tinha a confiança sobre o "caminho correto" adotado pelo banco central português para lidar com a situação do BES.

Governo português não está preparando nenhuma recapitalização para o BES Foto: Mario Cruz/EFE

PUBLICIDADE

"A situação no sistema financeiro melhorou significativamente com o reforço nos níveis de capital... Não vamos confundir todo o sistema financeiro com um banco, é importante para não espalhar falso alarme", disse ela.

A ministra disse que o grupo Espírito Santo, da família fundadora do BES, está trabalhando para resolver seus problemas, e acrescentou que o governo "sabe a partir de reportagens da mídia que deve haver investidores interessados ??em parte dos negócios do grupo". "É um grupo privado que tem problemas e que estão tentando resolvê-los como grupos privados devem, sem a intervenção do governo", acrescentou. Ela disse ainda que o governo português não está preparando nenhuma recapitalização para o BES, e que não há indicação de que será necessária.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.