Site permite comparação de planos de previdência

Seguradora lança serviço que ajuda consumidor a entender a opção mais adequada ao seu perfil

ROBERTA SCRIVANO, O Estado de S.Paulo

21 Novembro 2011 | 03h06

Antes de aderir a um plano de previdência é preciso comparar as opções disponíveis no mercado. Essa é a recomendação mais recorrente de especialistas quando o assunto é a previdência. E foi de olho nessa dica que Keyton Pedreira, diretor da Nunes & Grossi, desenvolveu o portal BuscaPrev, que faz a comparação automaticamente.

Em funcionamento há uma semana, o site (www.buscaprev.com.br) já teve mais de 3 mil acessos. "Esperávamos bem menos neste início, mas a procura mostrou que o mercado estava carente deste serviço", comenta. Hoje, segundo a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), 10 milhões de brasileiros têm planos de previdência. Em uma população de quase 200 milhões de habitantes, o número de planos ativos ainda é baixo. "Portanto, nosso portal ainda será muito útil."

Gratuito. A comparação online é gratuita e não exige preenchimento de nenhum cadastro. E, depois de fazer o ranking dos produtos mais interessantes, o internauta pode dar início ao fechamento do contrato. "Um atendente da nossa corretora entrará em contato por telefone para finalizar o processo", explica Pedreira.

O simulador foi projetado tanto para quem ainda não tem um plano de previdência quanto para quem já está com o investimento em andamento. "A intenção é sempre mostrar a melhor alternativa, sobretudo em relação aos custos, para o investidor", diz Pedreira.

No caso de quem já tem uma previdência em andamento, o site compara o atual plano com as outras opções disponíveis no banco de dados.

Para quem ainda não tem um plano, a comparação leva em conta o valor da reserva acumulada e a renda mensal projetadas na data de aposentadoria. A ferramenta leva em conta as taxas de carregamento, gestão financeira, juros na concessão de benefícios, tábuas atuariais, entre outros quesitos técnicos.

"O banco de dados do BuscaPrev faz a comparação com centenas de plano e, em seguida, monta um ranking dos principais produtos disponíveis no mercado, de acordo com o valor do aporte inicial, combinado com o valor das contribuições mensais, e levando em consideração ainda o perfil de investimento do internauta", completa o idealizador da ferramenta.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.