No mesmo dia em que o governo federal fez o leilão de quatro aeroportos, o Estado de São Paulo também leiloou cinco terminais de menor porte. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) recebeu duas propostas de licitantes interessados na concessão dos terminais paulistas com perfis para aviação geral (executiva e táxi-aéreo).
O consórcio Voa São Paulo arrematou os aeroportos Antônio Ribeiro Nogueira Jr. (Itanhaém), Gastão Madeira (Ubatuba), Campo dos Amarais (Campinas), Arthur Siqueira (Bragança Paulista) e Comandante Rolim Adolfo Amaro (Jundiaí), com uma oferta de outorga de R$ 24,439 milhões, um ágio de 101% em relação à outorga mínima, de R$ 12,159 milhões. O outro competidor do certame, o Grupo Gran Petro, ofertou R$ 12,160 milhões pelo pacote de aeroportos, um ágio de 1% ante o valor mínimo.
Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), os aeroportos de Campinas (Campos dos Amarais), Bragança Paulista e Jundiaí são os de maior movimentação do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) entre os que operam com aviação executiva. O órgão regulador destaca que, em 2016, os terminais receberam mais de 123 mil pousos e decolagens.
O projeto prevê que, ao longo de 30 anos de contrato, o concessionário deverá investir cerca de R$ 93 milhões em melhorias nos aeroportos. Além das atividades aeroportuárias, o investidor poderá explorar a capacidade imobiliária e de oferta de serviços.
Do total de investimentos exigidos por contrato, cerca de R$ 33,6 milhões serão concentrados nos quatro primeiros anos. Desse montante, R$ 15,78 milhões serão aplicados em Itanhaém; R$ 20,46 em Jundiaí; R$ 10,54 milhões em Bragança Paulista; R$ 18,27 milhões em Ubatuba; e R$ 28,6 milhões em Campinas.
O Voa São Paulo é formado por empresas que atuam nas áreas de engenharia, transporte, petróleo, energia e aeroportos (MPE Engenharia), pavimentação e limpeza pública (Terracom Construções), imobiliária (Nova Ubatuba Empreendimentos e ALC Participações), obras de infraestrutura rodoviária (Estrutural Concessões de Rodovias) e construções aeroportuárias (EPC Construções).
O Grupo Gran Petro possui 30 anos de experiência no segmento de combustíveis de aviação, atendendo importantes aeroportos do país como Guarulhos, Viracopos e Santos Dumont. Em 2000, passou a atuar junto a Air BP, empresa do Grupo British Petroleum como responsável pela operação de todos os parques de abastecimentos de aeronaves na Bolívia, incluindo a logística de transporte e armazenagem de combustíveis./COLABOROU WAGNER GOMES