PUBLICIDADE

Subway tira bacon e porco do cardápio para atender muçulmanos

Rede anunciou que só vei servir alimentos halal, que seguem as normais do Alcorão, em 185 lanchonetes do Reino Unido e Irlanda

Por Jéssica Kruckenfellner
Atualização:

SÃO PAULO - A rede de fast food americana Subway vai retirar bacon e carne de porco do cardápio de 185 lojas no Reino Unido e Irlanda.

PUBLICIDADE

O objetivo é atender à forte demanda de consumidores muçulmanos, proibidos de comer carne de suínos e alimentos vetados pelas leis sagradas do Alcorão.

Com a mudança, as lojas da rede terão cartazes para avisar aos clientes que os alimentos servidos seguem a norma 'halal', cuja carne vem de animais que passam por um processo de abate com regras rigorosas.

Pelos critérios do Islamismo, os animais devem ser abatidos com a cabeça em direção à Meca e sem atordoamento, características que levam grupos de defesa dos animais a criticarem o método.

Os restaurantes com o novo cardápio representam 12% dos 1,5 mil pontos de venda da rede no Reino Unido.

O Subway atribuiu a decisão à sua busca pelo equilíbrio de preocupações com o bem-estar animal e os preceitos das comunidades religiosas.

A rede esclareceu que toda a carne 'halal' servida na rede é produto de abates nos quais os animais foram atordoados antes do abate.

Publicidade

O governo da Grã-Bretanha proíbe o abate sem atordoamento prévio, medida adotada para reduzir o sofrimento do animal, mas há exceção para produtores de carne para muçulmanos e judeus.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), existem duas instituições que emitem certificado de abate halal no Brasil, o Centro de Divulgação do Islam para a América Latina e a Central Islâmica Brasileira de Alimentos Halal (CIBAL HALAL). Como deve ser o abate halal: - A pessoa responsável pelo abate (sangrador) deve ser muçulmano e ter a intenção de degolar o animal no momento do abate; - É preciso assegurar-se de que o animal está vivo no momento do abate; - A frente do animal deve ser direcionada para a Meca; - A degola é feita com uma faca de metal; - Ao degolar o animal, é preciso mencionar o nome de "Allah" enquanto diz: "Bismillah" (em nome de Deus); - A cabeça do animal não pode ser decepada;Fonte: Alimentos Halal Brasil.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.