1. Usuário
E&N
Assine o Estadão
assine

Tabela da Embraesp serve como referência para o preço de imóveis em SP

Liliam Primi, da Agência Estado

18 Outubro 2010 | 15h 40

Empresa afirma, no entanto, que por conta do aquecimento do setor, essa tabela pode conter distorções principalmente em função do longo período pesquisado

O Caderno de Imóveis publica uma tabela de preços elaborada pela Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio (Embraesp), chamada Bolsa de Imóveis, para dar uma referência ao leitor que procura um imóvel novo para comprar. Essa tabela é feita com base em dados coletados nos últimos 60 meses, referentes a 220 mil unidades lançadas na região Metropolitana de São Paulo. Os dados são atualizados mensalmente.

O diretor de estudos especiais da Embraesp, Luiz Paulo Pompéia, afirma que por conta do aquecimento do setor, essa tabela pode conter distorções principalmente em função do longo período pesquisado. "Como o mercado vem passando por um período de elevação expressiva de valor, nossa recomendação para as próximas publicações seria o agrupamento de alguns bairros em função do seu posicionamento geográfico até que o mercado volte a ter um desempenho normal", explica

Segundo Pompeia, "quando o assunto é valor, em um cenário como o que vivemos hoje, o recomendável é utilizar informações do mercado dos últimos dois anos no máximo e não cinco anos como vem sendo praticado na tabela publicada semanalmente no jornal". E também utilizada como base de dados da ferramenta para cálculo do valor do imóvel usado.

O agrupamento é necessário, segundo o diretor, porque nesse período, em alguns bairros da cidade, não existirão lançamentos em número suficiente para o tratamento estatístico. "É por essa razão que os valores apontados tanto na tabela quanto na ferramenta de cálculo online oferecida pelo portal Seu Imóvel, montada a partir da base de dados da tabela, ficam menores do que o praticado no mercado."

A correção está sendo feita pela Embraesp. A publicação da tabela e da ferramenta de cálculo corrigida está prevista para o próximo domingo.