1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Tarifas da Telefônica e da Oi vão subir 0,98%

Gerusa Marques - O Estadao de S.Paulo

12 Setembro 2009 | 00h 00

Reajuste autorizado pela Anatel vale para ligações entre telefones fixos; chamadas entre fixos e celulares permanecem como estão

As tarifas da telefonia fixa da Telefônica e da Oi terão reajuste de 0,9767%. O aumento, divulgado ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), deverá entrar em vigor na próxima semana, depois que as empresas publicarem as novas tarifas por dois dias seguidos em jornais de grande circulação. As ligações entre fixos e celulares não terão aumento.

O índice de aumento para as grandes companhias é menor que o de 2008, que foi de 3% em média. O reajuste vale para ligações locais, assinatura básica e ligações interurbanas e inclui clientes da antiga Brasil Telecom, adquirida pela Oi.

Para conceder o reajuste, a Anatel levou em conta a variação de 5,07% do Índice dos Serviços de Telecomunicações (IST), que passou a corrigir as tarifas em 2006, no lugar do IGP-DI. Sobre este índice foi aplicado um redutor de produtividade de 3,9%.

O reajuste tarifas deveria ter sido autorizado em julho, mas divergências em torno do aumento aplicado nas ligações entre telefones fixos e celulares adiaram a decisão.

  • Tags: