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Toyota pode anunciar recall do Prius na 3ª, dizem fontes

Decisão deve afetar mais de 270 mil veículos com problema no freio

Por Marcilio Souza e da Agência Estado
Atualização:

NAGOYA - A Toyota Motor está pronta para anunciar o recall do modelo Prius, tanto nos EUA quanto no Japão, numa decisão que deve afetar mais de 270 mil veículos por causa de problemas no freio, disseram fontes próximas do assunto à agência de notícias Kyodo News. A montadora japonesa planeja notificar o ministério de Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo do Japão já amanhã e depois seguir procedimentos semelhantes nos EUA, segundo as fontes. 

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O recall do Prius abrangeria cerca de 100 mil unidades nos EUA e 170 mil no Japão. O modelo foi lançado em maio no Japão e em junho nos EUA. A montadora japonesa já vendeu mais de 300 mil unidades do Prius em cerca de 60 países e regiões e planeja gradualmente chamar os carros fora dos EUA e do Japão. Assim que o recall for oficializado, os proprietários do Prius poderão levar seus veículos para a concessionária mais próxima, onde os problemas serão resolvidos por meio de melhorias no software do sistema de frenagem. O processo em si deve levar de meia hora a cerca de duas horas. O software para o conserto já chegou a algumas concessionárias do grupo no Japão.

Dois modelos que usam o sistema do Prius também podem passar por recall

A Toyota também estuda fazer o recall de outros modelos, como o sedã Lexus HS250h e o compacto Sai, que possuem um sistema de freios semelhante ao do Prius, disseram as fontes. O grupo parece ter decidido que precisa agir prontamente e enfrentar as queixas contra os modelos.

Na sexta-feira, o presidente da Toyota, Akyo Toyoda, pediu desculpas pelo recall de 8 milhões de unidades de vários modelos por problema no acelerador e exigiu uma ação rápida contra os problemas do Prius, que vem sendo alvo de relatos por falhas no freio. Os dois defeitos não estão diretamente ligados.

A Toyota também deverá notificar as autoridades sobre os planos do recall do Sai e Lexus, que estrearam em dezembro e julho do ano passado, respectivamente, assim que um conserto para o software do sistema de freios esteja pronto. A decisão afetaria cerca de 4 mil unidades de cada modelo no Japão e 10 mil de cada um no estrangeiro. As informações são da Dow Jones.

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