PUBLICIDADE

Publicidade

Turma da Mônica busca ‘efeito Marvel’ nas telas de cinema

Personagens voltam ao cinema após dez anos, de olho na febre global por filmes de quadrinhos

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Em um mundo em que os heróis da Marvel dominam as telas do cinema e os grandes ídolos adolescentes são youtubers, a Turma da Mônica foi à Comic Con deste ano – evento de quadrinhos e cultura pop que foi realizado até ontem, em São Paulo – preparada para saltar de vez das páginas em direção à televisão e à tela grande.

PUBLICIDADE

A exemplo do que fazem a Marvel e a DC Comics lá fora, a mais famosa “franquia” de quadrinhos no Brasil está começando a trabalhar no marketing as adaptações de suas histórias com bastante antecedência. Essa estratégia garante que o projeto já esteja bem conhecido quando for lançado.

Apesar de as revistas seguirem vendendo bem – e de a Turma da Mônica já ter chegado à marca de 1 bilhão de gibis –, o fato é que as novas gerações vão exigir materiais audiovisuais. A Mauricio de Sousa Produções está tocando uma nova série animada com os personagens da turma, com o título Bairro do Limoeiro. Após dez anos ausentes das telas de cinema, os personagens deverão aparecer em dois filmes em 2018.

Ambos os filmes representarão um caminho novo para a Turma da Mônica. Em vez de pular dos quadrinhos para as telas em forma de desenho animado, as duas produções, cada uma com orçamento estimado em R$ 10 milhões, vão usar atores de carne e osso.

Ativação. Embora nenhuma das duas produções tenha sequer iniciado as filmagens, o trabalho de marketing na internet já começou. A Bossa Nova Films, de Eduardo Tibiriçá, está em pré-produção de Turma da Mônica JovemO Filme, que deverá chegar aos cinemas no fim de 2018. Segundo Tibiriçá, a ideia é que temas do longa fiquem conhecidos primeiro na internet – por meio de perfis em redes sociais – à medida que os atores do longa forem sendo definidos.

A primeira personagem que ganhará vida será Ramona, que terá uma papel coadjuvante no filme. Vivida pela atriz Amanda Torre, ela começará, ainda este mês, a publicar posts no Instagram e vídeos no You Tube sobre temas como moda e estilo. Outro personagem, o Geek, deverá começar a falar sobre assuntos de tecnologia em breve, nas mesmas plataformas. Tibiriçá adianta que a seleção do elenco, incluindo atores os que interpretarão os papéis centrais da trama – Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão – incluirão um processo de seleção online. A partir dos vídeos que receber pela internet, a Bossa Nova vai escolher candidatos para testes presenciais. Toda vez que um ator for escolhido, ele passará a interpretar o personagem na web, interagindo com os fãs da turma.

Mangá. A versão cinematográfica da comic novel Laços tem lançamento previsto para junho de 2018. Também em pré-produção, a adaptação da história, que mostra os personagens principais tentando encontrar Floquinho, o cão de Cebolinha que se perdeu, será dirigida por Daniel Rezende (montador de Cidade de Deus e A Árvore da Vida e tem filmagens previstas para o segundo semestre de 2017.

Publicidade

No entanto, o primeiro personagem de Laços também vai ganhar vida ainda essa semana. O cãozinho que interpretará Floquinho no longa já foi escolhido: será um lhasa apso. Ele terá perfis em redes sociais, pelo qual os fãs da Turma da Mônica poderão acompanhar seu crescimento. Hoje um filhote, o cão passará por adestramento para poder estrear nas telonas quando estiver adulto.

Nesses meses que precedem a filmagem, o produtor Cao Quintas diz que a meta é criar uma relação entre os espectadores e o cãozinho. “A ideia é que ele tenha um caráter ativista. O Floquinho vai a feiras para incentivar a adoção de animais”, diz Quintas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.