PUBLICIDADE

UE aceita mudar tratado para criar fundo permanente de ajuda

A modificação permitirá que os 16 países da zona do euro deem ajuda uns aos outros, se necessário, por meio do fundo a ser estabelecido em 2013

Por Regina Cardeal e da Agência Estado
Atualização:

Os líderes da União Europeia (UE) concordaram em mudar o Tratado de Lisboa para permitir a criação de um fundo permanente de socorro para países da zona do euro em crise, disse uma fonte diplomática. A modificação do tratado permitirá que os 16 países da zona do euro - que passarão a ser 17 quando a Estônia se aliar ao bloco no dia 1º de janeiro - deem ajuda uns aos outros, se necessário, por meio do fundo a ser estabelecido em 2013.

O acordo determina que "os Estados-membros cuja moeda é o euro possam estabelecer um mecanismo de estabilidade a ser ativado se isto for indispensável para salvaguardar a estabilidade do euro como um todo". Mas a ajuda só será oferecida se o país com problemas concordar em adotar medidas para reduzir sua dívida ou déficit. Segundo fonte do governo alemão, a ativação do novo mecanismo de estabilidade da UE será sujeita à aceitação de condições estritas. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.