PUBLICIDADE

Publicidade

Um classificado de tarefas domésticas

Brasileiros criam site inspirado no TaskRabbit

Foto do author Anna Carolina Papp
Por Anna Carolina Papp
Atualização:
Guidini, Botelho, Diniz e Costa, sócios da Bicos Online Foto: Divulgação

Numa viagem ao exterior, o publicitário Marcos Botelho se deparou com o site norte-americano TaskRabbit, site que conecta pessoas que oferecem e procuram ajuda em tarefas domésticas como limpar o jardim ou pintar a cerca. De volta ao Brasil, Botelho se juntou aos empresários André Diniz (da família fundadora do Grupo Pão de Açúcar), Alessandro Guidini, Lucas Franzato e Kleber Costa para fundar a Bicos Online.

O site, que será lançado até às 19h de hoje, é uma espécie de classificados de serviços domésticos. Na plataforma, os usuários, mediante cadastro de CEP e CPF, poderão tanto consultar como oferecer serviços em quatro grandes áreas: casa, cuidados pessoais, leva e traz e festas. Esses grupos abrigam 23 categorias, como pintor, diarista, eletricista, motoboy e até churrasqueiro.

"Uma inspiração foi a popularização de serviços de 'marido de aluguel'. Acreditamos que todas as residências do Brasil são potenciais usuárias da nossa plataforma, seja para contratar ou trabalhar", diz Botelho, ex-sócio de Roberto Justus e Marcos Quintela na Agência Mídia.

No site, os interessados em oferecer um serviço marcam a região em que atuam e também suas especialidades. Quanto mais avaliações positivas eles receberem dos clientes, mais bem posicionados ficam nas buscas.

Os contratantes podem ainda formar uma agenda de favoritos e também recomendar o serviço para amigos mandando o cartão de visitas do profissional por WhatsApp, por exemplo.

PUBLICIDADE

Para tirar a ideia do papel, os sócios investiram R$ 1 milhão até agora. O modelo de negócio será baseado em parcerias publicitárias, sobretudo em relação a produtos relacionados aos serviços oferecidos, como tinta e material para casa. "De 10% a 20% da base de cadastrados poderá pagar para aparecer mais rápido na busca, como ocorre em sites como Google e Webmotors", diz. "Estamos em busca de um fundo, um grupo estratégico que nos auxilie a crescer até para outros países", diz. A meta é ter 100 mil cadastrados no site até o fim do ano que vem. Após a estreia em São Paulo, o site, www.bicosonline.com.br, será lançado no Rio em novembro.

Publicidade

Nos EUA, sites como o Task Rabbit têm gerado polêmica por incentivar o trabalho informal, com baixos salários.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.