PUBLICIDADE

Publicidade

Vale suspenderá operação em mina de níquel no Canadá no final do ano

Segundo a companhia, mina será suspensa por não ser mais competitiva; vice-presidente da empresa no Canadá admitiu que a queda no preço do minério também motivou a decisão

Por Monica Ciarelli (Broadcast), Glauber Gonçalves e da Agência Estado
Atualização:

RIO - Depois de suspender as operações em três pelotizadoras no Brasil, a Vale pretende agora promover ajustes no segmento de níquel. Até o final do ano, a mineradora pretende paralisar a produção em uma área da mina de Stobie, na província de Ontário.

PUBLICIDADE

"(A mina) está sendo suspensa porque não é mais competitiva. Ela está em operação há mais de 100 anos", explicou o vice-presidente de Assuntos Corporativos da Vale no Canadá, Cory McPhee. Por telefone, à Agência Estado, o executivo admitiu que a queda no preço do níquel também contribuiu para a decisão de fechar a área de Frood da mina de Stobie.

"Nós estamos revisando o negócio de metais básicos, olhando todas as nossas operações com o objetivo de nos tornarmos mais competitivos. Isso significa reduzir custos e melhorar a eficiência", declarou.

O executivo informou que os 85 funcionários que trabalham na mina serão transferidos para outras minas na região de Sudbury, também no Canadá. Segundo ele, Stobie, é uma mina pequena e, com a realocação desses funcionários, a expectativa é que a produção de níquel seja compensada.

O novo plano estratégico da companhia deve ser anunciado em novembro pela empresa, e investidores esperam a divulgação de ainda mais ajustes, desta vez no programa de investimentos destinado ao segmento de metais básicos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.