PUBLICIDADE

Petrobrás é excluída de Índice de Sustentabilidade

Comitê do Índice Dow Jones de Sustentabilidade diz que decisão foi motivada pelas denúncias de corrupção investigadas na Operação Lava Jato; estatal fazia parte desde 2006 do índice, que avalia práticas de gestão social, ambiental e econômica

Por Fatima Laranjeira
Atualização:

A Petrobrás vai deixar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, do qual faz parte desde 2006. A empresa informou nesta segunda-feira ter sido comunicada que deixará o índice a partir do da 23 deste mês.

O comitê do Dow Jones Sustainability Index World (DJSI World) deixou claro que a sua decisão de excluir o grupo foi baseada nas denúncias de corrupção investigadas na Operação Lava Jato. A instituição informou que vai monitorar a evolução das investigações e o posicionamento da Petrobrás ao longo deste ano, podendo reconsiderar a participação da companhia a partir de 2016.

Evolução das investigações será monitorada ePetrobráspode ser reinserida no índice a partir de 2016 Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

A estatal reforçou a sua posição em relação ao caso. Em nota, declarou: “Em relação à Operação Lava Jato, a Petrobrás reitera que vem colaborando com os trabalhos das autoridades públicas, assim como atendendo a demandas de seus públicos de interesse, incluindo o Comitê do Índice Dow Jones de Sustentabilidade”, afirma a estatal.

Pela metodologia do índice, questões potencialmente problemáticas relativas às sociedades de qualquer dos componentes do DJSI podem acionar, automaticamente, uma análise (conhecida pelo termo media & stakeholder analysis, ou MSA, que examina a extensão do envolvimento da respectiva companhia e como ela administra a questão).

Para fazer parte do DJSI, as empresas passam por um processo seletivo que analisa dados econômicos, desempenho ambiental e social, governança corporativa, gestão de risco, mitigação da mudança climática e práticas trabalhistas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.