PUBLICIDADE

Publicidade

Seguradoras querem indenização da Toyota

Empresas buscam reembolso por sinistros relacionadas a defeitos em carros que foram alvo de recall

Por AP
Atualização:

As seguradoras querem recuperar com a Toyota o dinheiro que pagaram em acidentes que envolveram aceleração súbita, o principal problema de segurança que causou os recalls feitos pela empresa japonesa. Isso também pode significar que consumidores receberão de volta os valores pagos como franquia do seguro.

 

PUBLICIDADE

Pelo menos seis grandes seguradoras, incluindo a State Farm Insurance, Allstate e Geico, começaram a examinar os sinistros que envolveram veículos incluídos nos recalls, que somam cerca de 6 milhões de automóveis nos Estados Unidos e 9 milhões no mundo.

 

As seguradoras podem exigir que a Toyota as reembolse se ficar provado que o defeito do veículo foi um fator determinante no acidente, numa prática tradicional da indústria conhecida como sub-rogação. Muitas seguradoras começaram a notificar a Toyota de que farão isso. "Procuramos fazer com que eles compartilhem o compromisso financeiro, porque eles têm culpa parcial nisso", disse Phil Supple, port-voz da State Farm.

 

A decisão das seguradoras pode fazer com que alguns donos de carros da Toyota sejam reembolsados pelos custos diretos que tiveram nos acidentes, mas provavelmente não terá impacto nas parcelas pagas ao seguro. E deve envolver principalmente acidentes em que as pessoas não foram seriamente feridas, porque esses casos normalmente se transformam em ações judiciais.

 

A seguradora normalmente devolve o valor da franquia - pago pelo consumidor quando usa o seguro - quando ela consegue ser reembolsadaem casos como os da Toyota. Ninguém divulgou estimativas financeiras oficiais ou o número potencial de sinistros, mas, dado o grande números de carros envolvidos nos recalls da Toyota, o reembolso pode chegar a milhões de dólares.

 

A State Farm tem buscado reembolso da Toyota em casos em que os carros perderam o controle da velocidade desde pelo menos 2007, segundo uma carta enviada pela empresa às autoridades federais. A carta, datada de 18 de setembro de 2007, solicita uma investigação formal da Toyota em um sinistro envolvendo um Camry de 2005 que acelerou diante de um sinal de pare e atingiu outro carro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.