1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Anatel: meta de 4G pode ser cumprida na faixa de 700 MHz

FERNANDO NAKAGAWA, CORRESPONDENTE - Agência Estado

26 Junho 2014 | 10h 17

Metas para a telefonia móvel previstas no leilão das faixas de 2,5 GHz poderão ser cumpridas com serviços de 4G na faixa dos 700 MHz. A informação foi dada nesta manhã pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende. Em palestra a investidores britânicos, Rezende disse que essa possibilidade faz com que a compra das novas licenças seja uma opção para as operadoras existentes reduzirem o investimento destinado ao cumprimento das atuais obrigações exigidas pelo governo.

"Quem comprar faixa nesse leilão (do 4G) pode pegar as metas e obrigações previstas pelo 2,5 GHz e cumprir com os 700 MHz. É uma vantagem importante para quem já está operando no Brasil", disse em seminário sobre o leilão na capital britânica.

O argumento é que, como a transmissão em 700 MHz tem alcance maior, a necessidade de investimento em infraestrutura - para a instalação de torres, por exemplo - é menor. "As empresas economizarão no investimento e, do ponto de vista do capex (gasto), é uma opção mais eficiente", disse.

Para novos operadores que não compraram licenças do 2,5 GHz, Rezende disse que também há vantagens. "Nesse caso, outra vantagem importante é que o 700 MHz não tem nenhum obrigação de cobertura. Isso era sempre criticado nos leilões brasileiros que ofereciam alta rentabilidade em regiões concentradas e baixa em outros locais. É o famoso filé com osso. Isso não acontecerá agora. O operador poderá operar onde achar mais conveniente", disse.

O presidente da Anatel também informou que o edital permitirá a formação de consórcios para a disputa da faixa de 700 MHz. "O edital permite a formação de consórcios e a gente vê alguns sinais de alguns grupos sobre participar em eventual consórcio. É apenas um instinto masculino sobre isso", brincou.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo