1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Argentina: negociações sobre dívida prosseguem na 6ª

Agência Estado

08 Julho 2014 | 12h 45

Jorge Capitanich, chefe de gabinete da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, disse que altos funcionários do governo do país vão se reunir novamente na sexta-feira com um mediador nomeado por um tribunal dos EUA, na tentativa de negociar uma solução sobre a questão dos pagamentos aos credores que não aceitaram a reestruturação da dívida do país.

Na segunda-feira, o ministro da Economia, Axel Kicillof, reuniu-se durante várias horas com Daniel Pollack, o advogado nomeado em junho para supervisionar as negociações entre a Argentina e o pequeno grupo de credores que se recusou a participar da reestruturação da dívida. Em junho, um tribunal de recursos norte-americano determinou que a Argentina não pode fazer pagamentos aos outros credores sem contemplar os interesses dos chamados "recalcitrantes" (holdouts).

"Foi acertado que esta reunião continuará na sexta-feira", disse Capitanich. Ele não esclareceu se Kicillof vai chefiar a delegação argentina nessa nova rodada de negociações. Na segunda-feira, o ministro pediu ao juiz Thomas Giresa que suspenda sua decisão anterior, porque cumpri-la seria "impossível".

"De modo a estabelecer condições de negociação justas, equitativas e legais, é essencial que a implementação da decisão anterior seja suspensa", afirmou Capitanich.

No mês passado, o juiz Griesa proibiu a Argentina de fazer um pagamento de US$ 539 milhões no dia 30 de junho aos credores que aceitaram a reestruturação da dívida, argumentando que os "holdouts" - os fundos de hedge Elliott Management, NML Capital e Aurelius Capital Management - seriam prejudicados. A Argentina, que depositou os recursos no Bank of New York Mellon, tem até 30 de julho para fazer o dinheiro chegar às mãos dos credores. Fonte: Dow Jones Newswires.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo