1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Bolsa de Tóquio cai em meio a realização de lucros

Estadão Conteúdo

04 Setembro 2014 | 07h 09

A Bolsa de Tóquio fechou em baixa nesta quinta-feira, após uma sessão relativamente tranquila, com a desvalorização do dólar levando os investidores a realizar lucros após três dias de ganhos.

No começo da madrugada, o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) anunciou a decisão de manter inalterada sua política monetária - cuja principal característica é a aceleração da base monetária em 60 trilhões de ienes a 70 trilhões de ienes por ano -, mas a atenção continua focada na visão do BoJ para o consumo pessoal, que pode afetar planos do governo japonês de mais uma vez elevar o imposto sobre os consumidores.

O índice Nikkei, que reúne os papéis das empresas mais negociadas na capital do Japão, recuou 0,33%, encerrando o dia a 15.676,18 pontos. O volume permaneceu em nível saudável, com um total de 2,1 bilhões de ações negociadas e acima da marca de 2,0 bilhões pela sexta vez nos sete últimos pregões.

O mercado acionário japonês foi basicamente pressionado pela desvalorização do dólar ante o iene, iniciada ontem. O dólar fraco compromete a competitividade do setor exportador. Horas após o encerramento dos negócios em Tóquio, porém, a moeda norte-americana voltava a mostrar ligeiro viés de alta frente ao iene.

Entre as ações mais negociadas, as da SoftBank recuaram 0,8% e as da Daikin Industries recuaram 2,0%. Fonte: Dow Jones Newswires.