1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Bolsa de Tóquio fecha em queda pela 5ª sessão seguida

Agência Estado

11 Julho 2014 | 06h 01

A Bolsa de Tóquio fechou em queda pela quinta sessão consecutiva nesta sexta-feira e registrou a maior sequência de resultados negativos desde novembro de 2012. O dólar mais fraco, a cautela com a situação do Banco Espírito Santo e a liquidação de ações do setor de varejo pressionaram o pregão de hoje.

O índice Nikkei caiu 0,3%, aos 15.164,05 pontos, com perda semanal de 1,8%. No acumulado do ano, o índice totaliza recuo de 6,9%.

Ontem, Wall Street fechou em queda, com os investidores cautelosos em meio ao temor de que os problemas do Grupo Espírito Santo, de Portugal, possam se espalhar. Os mercados de ações dos EUA foram pressionados pelos relatos de que o Espírito Santo Internacional (ESI), controlador do Banco Espírito Santo (BES), que é a maior instituição financeira de Portugal, atrasou o pagamento de cupons de títulos de dívida de curto prazo. A notícia reacendeu as preocupações sobre o setor bancário da zona do euro.

O cenário impactou negativamente o mercado japonês durante esta sexta devido ao dólar mais fraco ante o iene. A moeda norte-americana registrou mínima de 101,21 ienes na sessão, ante 101,34 ienes de quinta-feira. Às 5h53, o dólar estava cotado em queda, a 101,31 ienes.

No mercado corporativo, o destaque negativo foi a varejista Fast Retailing, que fechou com perdas de 1,9%, após a empresa cortar em 11% sua previsão de lucro líquido para o atual ano fiscal, para 78 bilhões de ienes.

Os papéis da TDK tiveram baixa de 1,6%, enquanto as ações da Tokyo Electron perderam 1,2%. A Honda Motor recuou 1,6% depois que a corretora Nomura rebaixou os papéis da companhia de "compra" para "neutro", com a justificativa de que a empresa enfrenta dificuldades para melhorar seu padrão de qualidade. Neste mês, a Honda anunciou recall de seus veículos híbridos no Japão. Fonte: Dow Jones Newswires.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo