PUBLICIDADE

Publicidade

Bolsas da Ásia sobem antes de dados externos

Exceção foi o mercado japonês, que registrou seu pior nível em oito meses 

Por Reuters
Atualização:

As principais bolsas asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira, após um fechamento relativamente estável em Wall Street, com o mercado japonês registrando seu pior nível em oito meses por receios sobre a recuperação global antes de dados vindos dos Estados Unidos e da Europa.

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira serão divulgados indicadores de preços ao produtor e de início de construção de moradias nos Estados Unidos. Na Europa, após o fechamento asiático, um dado mostrou que a confiança do investidor e dos analistas da Alemanha diminuiu em agosto para o menor patamar desde abril de 2009.

"Estamos preocupados que algumas pessoas estejam afirmando que há 25% de chance de uma recessão profunda, e algumas falam em deflação", disse McGuire, diretor-gerente na CWA Global Markets, em Sydney.

Às 8h00 (horário de Brasília), o índice MSCI que acompanha as bolsas da região da Ásia-Pacífico exceto Japão tinha alta de 0,7%, para 408 pontos. Na semana passada o índice caiu quase 2,9% por receios com a recuperação global.

O índice Nikkei da bolsa de Tóquio caiu 0,38%, para 9.161 pontos, pior nível em mais de oito meses, refletindo as preocupações com o crescimento econômico mais fraco.

O índice reduziu perdas após fontes afirmarem à Reuters que o primeiro-ministro, Naoto Kan, e o presidente do BC japonês, Masaki Shirakawa, se reunirão na semana que vem, elevando a cotação do dólar ante o iene.

"Há muito temor sobre o que pode acontecer caso o Nikkei fique abaixo de 9 mil pontos. Ele tem servido de suporte por algum tempo, mas podemos ver um rompimento se o iene continuar a ganhar força", disse Toshiyuki Kanayama, analista de mercado na Monex.

Publicidade

Em Hong Kong, o índice Hang Seng ganhou 0,12%, a 21.137 pontos. Xangai subiu 0,38%, em 2.671 pontos. Taiwan recuou 0,13%, para 7.931 pontos.

Em Seul, a bolsa sul-coreana avançou 0,67%, para 1.755 pontos.

Em Sydney, o mercado australiano ganhou 0,87%, em 4.476 pontos.

Cingapura perdeu 0,35%, a 2.923 pontos.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.