1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Bolsas da Europa fecham estáveis, de olho em estímulos

FRANCINE DE LORENZO - Estadão Conteúdo

27 Agosto 2014 | 14h 13

Investidores esperam medidas adicionais de estímulos, com especulações de que Draghi pode agir para impulsionar economia

Hugo Ortuño/EFE
Índice Ibex-35, da bolsa de Madri, subiu 0,10%, a 10.837,40 pontos; bolsas operam perto da estabilidade

A maior parte das bolsas da Europa encerrou o pregão desta quarta-feira, 27, próximo à estabilidade, com os investidores apenas ajustando suas carteiras à espera de possíveis medidas adicionais de estímulo econômico à zona do euro. As especulações surgiram após o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, sinalizar, na última sexta-feira, 26, que, se necessário, poderá agir para impulsionar a economia da região, que permanece fragilizada.

Dados divulgados hoje comprovam o desaquecimento da região. Na Alemanha, o índice GFK de confiança do consumidor recuou para 8,6 em setembro, contra os 8,9 em agosto, na primeira retração desde janeiro de 2013. Na Itália, o índice equivalente de confiança recuou para 101,9 em agosto, de 104,4 em julho, enquanto na França houve deterioração da confiança empresarial, que passou de 97 para 96 neste período.

Depois de duas sessões consecutivas de ganhos nos mercados acionários europeus, o índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, teve leve desvalorização, de 0,19%, para 9569,71 pontos, enquanto em Madri, Ibex-35 subiu 0,10%, para 10.837,40 pontos. Em Milão, o FTSE-MIB avançou 0,57%, para 20.763,14 pontos, acompanhado pelo PSI-20, de Lisboa, que ganhou 1,99%, aos 5.970,18 pontos. Na Bolsa de Londres, o FTSE-100 fechou na máxima do dia, ao marcar 6.830,66 pontos, valorização de 0,12%. Em Paris, o ganho foi mais modesto, de 0,04%, aos 4.395,26 pontos.

O discurso de Draghi, feito durante o simpósio anual de política econômica em Jackson Hole (EUA), também mexeu com os juros os juros dos bônus da Alemanha, Itália e Espanha, que registram hoje recorde de baixa. O yield (retorno ao investidor) dos bônus de 10 anos da Alemanha caiu para 0,9100%, de 0,9397% no fim da tarde de ontem na Europa. O juro dos títulos de 10 anos da Espanha recuou para 2,1450%, de 2,1857% ontem; e o dos bônus de 10 anos da Itália baixaram baixou para 2,3850%, de 2,4032%.

Já a reunião de ontem entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Petro Poroshenko, teve pouca influência sobre os mercados. O encontro terminou sem nenhum acordo firmado, mas com a perspectiva de novas reuniões entre as partes. Putin afirmou que seu país "fará tudo pelo processo de paz". Poroshenko, por sua vez, disse que "a lógica do plano de paz finalmente recebeu apoio de todos os líderes", referindo-se também aos presidentes da Bielo-Rússia e do Casaquistão, que participaram do encontro.

O índice Micex, da Bolsa de Moscou, fechou em alta de 0,32%, aos 1.447,91 pontos, puxado pelas ações do Sberbank, que subiram 0,63%. O setor bancário foi destaque neste pregão, com os papéis do Commerzbank avançando 2,27%, ao lado de Deutsche Bank (+1,16%), BNP Paribas (+0,90%) e Banco Comercial Português (+4,78%)./ COM INFORMAÇÕES DA DOW JONES NEWSWIRES

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo