1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Bolsas europeias fecham em alta antes do Fed

LETICIA PAKULSKI E MATEUS FAGUNDES - Agência Estado

18 Junho 2014 | 14h 09

Os mercados de ações da Europa fecharam o pregão majoritariamente em alta em meio a expectativa generalizada nos mercados antes do anúncio da decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). Os mercados também reagiram bem à divulgação da ata da última reunião do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) que, embora tenha sinalizado um aperto um aperto monetário ainda este ano, mostrou que todos os dirigentes foram favoráveis à manutenção dos juros em níveis baixos recordes. Apesar disso, o índice Stoxx Europe 600 encerrou com queda de 0,08%, aos 346,13 pontos.

Os investidores esperam ansiosamente a decisão do Fed e o anúncio das projeções econômicas atualizadas do Comitê Federal do Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês). É amplamente aguardado que o BC norte-americano corte mais US$ 10 bilhões do seu programa de relaxamento quantitativo, baixando para US$ 35 bilhões o montante de compras mensais de ativos.

Enquanto a decisão dos EUA define os rumos dos mercados hoje, a divulgação da ata da última reunião do BOE também influenciou o sentimento do investidor. Todos os nove membros do comitê de política monetária inglês apoiaram a manutenção dos estímulos à economia. A notícia foi recebida positivamente porque alguns economistas trabalhavam com a hipótese de que um ou dois diretores do BoE já poderiam começar a apoiar o início da retirada de estímulos.

A ata do BOE deu força à Bolsa de Londres, onde o índice FT-SE 100 terminou com ganhos de 0,17%, a 6.778,56 pontos. A Shire avançou 3,42%, impulsionada pela perspectiva de consolidação no setor. As ações da WPP caíram 2,02% depois que o Citi reiterou uma recomendação de venda para o papel. A IMI recuou 2,43% após o RBC Capital Markets ter rebaixado a recomendação para a ação.

Em Frankfurt, o DAX fechou em alta de 0,10%, a 9.930,33 pontos, com baixo volume de negócios antes do feriado público de Corpus Christi na quinta-feira. Entretanto, o nervosismo do mercado sobre a situação no Iraque, onde os militares estão lutando contra os insurgentes pelo controle da maior refinaria de petróleo do país, limitou os ganhos. Em meio à fraqueza do noticiário corporativo alemão, a RWE liderou os ganhos no DAX, com alta de 3,07%, após o Santander ter rebaixado a perspectiva para o papel. E.ON subiu 1,32%, enquanto Fresenius Medical Care caiu 1,71%.

O índice CAC-40, da Bolsa de Paris, terminou em baixa de 0,13%, a 4.530,37 pontos. Investidores também preferiram aguardar a decisão do Fed e a entrevista coletiva da presidente do banco, Janet Yellen, prevista para as 15h30 (de Brasília), antes de fazer apostas maiores. A Alstom subiu 1,7%, impulsionada pela batalha pelos ativos de energia da empresa.

Em Milão, o Fed também concentrou as atenções de investidores. O índice FT-SE Mib subiu 0,15%, fechando em 22.030,34 pontos. A Mediaset subiu 2,03% após a Telefônica propor a compra de uma participação de 22% na operadora de TV por assinatura espanhola Distribuidora de Television Digital por 295 milhões de euros. O Banca Monte dei Paschi di Siena caiu 4,61%, pressionado pela oferta de ações de 5 bilhões de euros.

A Bolsa de Madri fechou em alta de 0,49%, aos 11.112,30 pontos, e a Bolsa de Lisboa recuou 0,54%, encerrando em 7.163,59 pontos.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo