Publicidade

Bolsas europeias voltam a fechar em alta

CAC-40 subiu 0,19%, aos 3.683,08 pontos; FTSE-100 fechou em alta de 0,30%, a 5.253,89 pontos; e o Dax teve alta de 0,53%, encerrando a sessão em 6.223,54 pontos

Por Ricardo Gozzi e da Agência Estado
Atualização:

As principais bolsas de valores da Europa voltaram a fechar em alta, apesar de terem flertado com o território negativo no fim da sessão. O êxito razoável de um leilão de títulos da dívida do governo da Espanha e a recuperação das ações da British Petroleum ajudaram a compensar indicadores desestimulantes sobre a economia norte-americana recebidos com desconfiança pelo mercado. Os papéis da BP subiram 6,74% em Londres, reduzindo as perdas no ano a 40%, depois de a petrolífera britânica ter anunciado, ontem, que não pagará dividendos a seus acionistas em 2010 e criará um fundo de compensação de US$ 20 bilhões para os afetados por derramamento um extenso derramamento de óleo iniciado em abril no Golfo do México. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,16%, a 254,88 pontos. A sétima alta consecutiva do índice levou-o a seu maior fechamento desde 13 de maio. Nas últimas sete sessões, a alta acumulada do Stoxx 600 é de 6,17%. A retração dos temores referentes à crise da dívida soberana na zona do euro contribuiu para a recuperação iniciada na semana passada e, hoje, um leilão de € 3,5 bilhões em títulos da dívida do governo espanhol transcorreu sem sobressaltos. A publicação dos "testes de estresse" pelo Banco da Espanha, anunciado ontem pelo banco central, "ajudará a tirar muito da incerteza sobre a Espanha e a clarear muito do pessimismo com a Espanha, com Portugal e com outras economias da zona do euro", opinou David Page, economista da Investec Securities. Quando os mercados fecharam, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, disse que os testes de estresse dos bancos europeus serão publicados em julho.

O setor financeiro apresentou um dos melhores desempenhos na sessão de hoje, como as ações do Natixis subindo 2,82% e as do Santander valorizando-se 1,59%. Enquanto isso, os papéis do UBS subiram 1,35%. Parlamentares suíços alcançaram um acordo de última hora por meio do qual os nomes de quase 4.500 clientes do UBS suspeitos de sonegação de impostos sejam entregues a autoridades norte-americanas, o que ajudaria o banco a evitar futuras sanções. Ao mesmo tempo, as ações da Rhodia subiram 3,90% depois de a companhia ter anunciado que comprará a chinesa Feixiang Chemicals, em um negócio que aumentará os ganhos "já a partir do primeiro ano". No momento em que as bolsas europeias fecharam, os mercados de ações norte-americanos sentiam os efeitos de números mais baixos que o esperado para a atividade econômica apurada pelo Fed da Filadélfia. Mesmo assim, todos os principais índices de ações da Europa fecharam a sessão de hoje em alta. Na bolsa de valores de Paris, o índice CAC-40 subiu 7,15 pontos, ou 0,19%, encerrando o pregão em 3.683,08 pontos. O índice FTSE-100, da bolsa de Londres, fechou em alta de 15,97 pontos, ou 0,30%, a 5.253,89 pontos. Em Frankfurt, o índice Dax teve alta de 32,63 pontos, ou 0,53%, encerrando a sessão em 6.223,54 pontos. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.