1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Bolsas sobem em NY após Fed e otimismo de Yellen

Agência Estado

18 Junho 2014 | 18h 30

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quarta-feira, 18, com o índice S&P 500 em novo recorde, depois de o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) decidir manter a taxa básica de juros perto de zero e cortar em mais US$ 10 bilhões as compras mensais de bônus, para US$ 35 bilhões, conforme as expectativas. Além disso, a presidente do banco central, Janet Yellen, apresentou uma avaliação relativamente otimista sobre a economia dos EUA.

O S&P 500 subiu 14,99 pontos (0,77%) e fechou aos 1.956,98 pontos, acima do recorde de fechamento anterior, de 1.951,27 pontos. O Nasdaq avançou 25,61 pontos (0,59%), para 4.362,84 pontos, e o Dow Jones ganhou 98,13 pontos (0,58%), para 16.906,62 pontos.

Após oscilarem entre o terreno negativo e o positivo logo após a decisão do Fed, as ações ampliaram os ganhos com ajuda de declarações de Yellen. A presidente do banco central norte-americano disse que fatores como a melhora no mercado de trabalho e o afrouxamento das condições de crédito podem produzir um crescimento econômico "acima da tendência".

O comunicado do Fed mostrou que as projeções dos membros do banco central para as taxas de juros de curto prazo subiram levemente. As autoridades do Fed projetaram que, em média, a taxa dos Fed Funds atingirá 1,2% até o final de 2015 e 2,5% até o fim de 2016, ante as previsões de 1,125% e 2,4%, respectivamente, anunciadas em março.

"Se essa alta nos juros ocorrer porque a economia se fortaleceu, será uma coisa boa para as ações", comentou Seth Masters, diretora de investimentos da divisão de clientes privados da AllianceBernstein.

De todo modo, o comunicado do Fed provocou poucas surpresas entre os participantes dos mercados, já que as decisões sobre os juros e as compras de ativos vieram como esperado. "Foi o normal para o Fed e isso é bom para o mercado de ações", disse Brian Jacobsen, estrategista do Wells Fargo Funds Management. "Se eles forem enfadonhamente previsíveis, então não precisamos nos preocupar com a possibilidade de eles serem uma fonte de volatilidade", acrescentou.

Os investidores continuaram de olho nos acontecimentos no Iraque, embora o impacto disso sobre os mercados tenha diminuído. Por enquanto, o presidente dos EUA, Barack Obama, descartou ataques aéreos imediatos contra os extremistas sunitas.

No noticiário corporativo, as ações da FedEx subiram 6,16%, depois de a companhia de entregas anunciar lucro e receita acima das expectativas em seu primeiro trimestre fiscal. A empresa também fez uma projeção para os ganhos no ano fiscal 2015 que ficou em linha com as estimativas do mercado.

A Adobe Systems também publicou resultados melhores que o esperado para seu segundo trimestre fiscal e suas ações fecharam em alta de 8,20%. Por outro lado, os papéis da La-Z-Boy caíram 8,05%. Apesar de o lucro ajustado da empresa no quarto trimestre fiscal ter ficado acima das estimativas, a receita da empresa veio abaixo do previsto e as vendas no conceito mesmas lojas tiveram o primeiro declínio trimestral em três anos e meio. Fonte: Dow Jones Newswires.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo