1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Cade aceita Faep como 'interessada' no processo Rumo-ALL

NIVALDO SOUZA - Estadão Conteúdo

02 Setembro 2014 | 19h 01

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aceitou petição apresentada pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) para participar como terceira interessada no processo envolvendo a fusão Rumo Logística e América Latina Logística (ALL). A transação, anunciada neste ano, é avaliada em R$ 10,9 bilhões em troca de ações.

A federação havia entrado com a ação alegando que a fusão poderia gerar uma concentração da operação da malha ferroviária das concessionárias para a Cosan, produtora de açúcar e combustíveis sócia da ALL.

"Apresentamos nessa petição um estudo econômico para mostrar que a fusão é anticompetitiva e pode haver favorecimento ao grupo Cosan", afirma a advogada da Faep, Ana Paula Martinez, sócia de Levy & Salomão Advogados.

O Cade também analisou petição apresentada pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), mas não o acatou. A fusão da Rumo com a ALL tem gerado conflito entre as operadoras de carga e suas clientes.

O órgão já habilitou a Fibria Celulose como uma das interessadas no processo de concentração que irá para decisão do tribunal administrativo após parecer da Superintendência Geral do Cade.