PUBLICIDADE

Publicidade

China vai adotar sistema de circuit breaker a partir de 2016

Os negócios no mercado acionário chinês vão ser interrompidos por 15 minutos sempre que o índice CSI 300 subir ou cair 5% ou mais antes das 14h45, pelo horário local

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
CSI 300reúne 300 ações listadas em Xangai e Shenzhen Foto: China Daily/Reuters

A China vai lançar um sistema de circuit breaker para suas bolsas a partir de 1º de janeiro, na última iniciativa de Pequim para tentar reduzir a volatilidade financeira e melhorar o sentimento dos investidores após o forte período de turbulência verificado no meio do ano.

PUBLICIDADE

Com o uso do sistema, os negócios no mercado acionário chinês vão ser interrompidos por 15 minutos sempre que o índice CSI 300 subir ou cair 5% ou mais antes das 14h45, pelo horário local. A proposta inicial havia sido de uma suspensão de 30 minutos. Já oscilações de 7% do índice vão levar à suspensão das transações pelo resto do dia, segundo comunicado divulgado pela Bolsa de Xangai em sua página na internet.

O anúncio do sistema foi feito em conjunto pelas bolsas de Xangai e de Shenzhen e pela Bolsa de Futuros Financeiros da China.

O CSI 300, que reúne 300 ações listadas em Xangai e Shenzhen, servirá de referência para o sistema de circuit breaker. As regras do novo sistema foram aprovadas pela Comissão Regulatória de Valores Mobiliários da China (CSRC, na sigla em inglês).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.