1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Nikkei fecha em alta com aumento em investimentos

AE - Agência Estado

01 Julho 2014 | 07h 40

O mercado de ações de Tóquio fechou em alta nesta terça-feira, após a publicação da pesquisa Tankan, conduzida trimestralmente pelo Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), que mostrou um aumento acentuado nos planos de investimento corporativo. A perspectiva positiva neste segmento conseguiu contrabalançar o sentimento negativo das empresas sobre a economia japonesa em geral.

O índice Nikkei encerrou com ganho de 1,08%, aos 15.326,20 pontos, com volume total de operações em 2,4 bilhões de ações.

O índice da pesquisa Tankan que mede como as grandes empresas avaliam as condições econômicas atuais perdeu força e recuou para 12 no segundo trimestre, de 17 no levantamento anterior publicado em março. Ainda que o número permaneça no território positivo, esse é o menor patamar desde setembro de 2013. Economistas consultados pelo Wall Street Journal projetavam uma ligeira queda para 16

Contudo, as grandes empresas se mostraram dispostas a aumentar os gastos com equipamentos, o que melhorou o sentimento dos agentes do mercado de ações. Os planos de investimentos destas companhias aceleraram no atual ano fiscal, que termina em março de 2015, para um crescimento de 7,4%, em comparação com uma alta de 0,1% na pesquisa de março. O número mais recente é o maior em sete anos.

Outro fator positivo para a bolsa de Tóquio foi o avanço do dólar ante o iene durante a sessão asiática, o que beneficia os exportadores japoneses. Entre os principais destaques do pregão, as ações da empresa de engenharia mecânica e eletrônica Fanuc encerraram com ganho de mais de 2%. Muitos operadores citaram que os números da pesquisa Tankan deram apoio à tendência de compra, tendo em vista que as montadoras olham para esse tipo de empresas em primeiro lugar quando fazem novos investimentos de capital. Fonte: Dow Jones Newswires.