1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Petrobrás e Vale têm forte alta e puxam recuperação da Bovespa

- Atualizado: 14 Janeiro 2016 | 20h 09

Petróleo e bolsas norte-americanas subiram e fizeram o Ibovespa interromper um ciclo de seis quedas consecutivas; ações da estatal e da mineradora avançaram mais de 6%

A Bovespa se firmou em alta no meio da tarde desta quinta-feira, 14, e trabalhou assim até o fim, interrompendo uma sequência que já tinha seis quedas consecutivas. Os ganhos foram influenciados pela inversão para o positivo dos preços do petróleo e pela recuperação firme das bolsas norte-americanas. Amassadas por um começo de ano bastante fraco, Vale e Petrobrás entraram na mira de investidores e subiram mais de 6%. 

O Ibovespa terminou o dia com valorização de 1,43%, aos 39.500,11 pontos. Na mínima, marcou 38.459 pontos (-1,25%) e, na máxima, 39.502 pontos (+1,43%). No mês, acumula perda de 8,88%. O giro financeiro totalizou R$ 5,064 bilhões. 

Mais baratas, ações da Petrobrás entraram na mira dos investidores

Mais baratas, ações da Petrobrás entraram na mira dos investidores

Dois dos papéis que mais sofreram neste começo de mês - Petrobrás e Vale - foram os que se destacaram entre as altas hoje. A virada para cima do preço do petróleo serviu de gancho para Petrobrás também reduzir a perda acumulada em janeiro. O papel ON (ação com direito a voto) terminou em alta de 6,32% e o PN (preferência por dividendos) avançou 7,97%, esta última a maior elevação do Ibovespa.

Na Nymex, o contrato do petróleo para fevereiro subiu 2,36%, a US$ 31,20 o barril. Nesta tarde, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de St. Louis, James Bullard, se mostrou preocupado com a possibilidade de os baixos preços do petróleo atrasarem a volta da inflação nos EUA para a meta de 2,0%. Segundo ele, "o petróleo tem que encontrar um piso em algum momento". 

Com a alta do petróleo e depois também que Bullard disse que o Fed não pretende elevar juros na reunião de política monetária que ocorrerá no fim de janeiro, as bolsas em Wall Street tiveram um pregão mais vigoroso. 

Vale ON fechou em alta de 7,22% e a PNA, de 6,82%, segunda e terceira maiores valorizações do índice no pregão. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em EconomiaX