1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Samsung prevê forte queda no lucro operacional do 2º tri

AE - Agência Estado

07 Julho 2014 | 23h 08

A Samsung Electronics disse em comunicado que o lucro operacional caiu pelo terceiro trimestre consecutivo entre os meses de abril e junho, impactado por uma demanda mais fraca que a esperada pelos produtos na China e na Europa, bem como pelo fortalecimento do won.

A maior fabricante de smartphones do mundo afirmou que o lucro operacional do segundo trimestre deste ano provavelmente caiu entre 22,3% e 26,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior, para algo em torno de 7,0 trilhões de won (US$ 6,9 bilhões) e 7,4 trilhões de won (US$ 7,3 bilhões). Um ano antes, o lucro operacional foi de 9,53 trilhões de won.

Se confirmada, essa será a primeira queda de dois dígitos no lucro operacional desde o terceiro trimestre de 2011. Segundo as estimativas da empresa, as vendas recuaram de 7,8% a 11,2%, para uma faixa de 51 trilhões de won a 53 trilhões de won.

Uma pesquisa realizada com sete analistas estimava o lucro operacional entre 7,85 trilhões de wons, com vendas de 52,2 trilhões de won. A empresa não divulgou estimativa para o lucro líquido. Os números finais serão publicados ainda neste mês.

A Samsung afirmou esperar cautelosamente melhores resultados no terceiro trimestre, mas investidores e corretoras estão cada vez mais céticos sobre as perspectivas de curto prazo. As preocupações são de que o crescimento na compra de smartphones está perdendo ritmo nos mercados avançados, ao mesmo tempo em que fabricantes de baixo custo ameaçam a competitividade da Samsung nos mercados emergentes. Fonte: Dow Jones Newswires.