1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Só 4 de 61 ações do Ibovespa acumulam alta em 2016

- Atualizado: 18 Janeiro 2016 | 08h 36

Nos primeiros 15 dias do ano, o Ibovespa acumula queda de 11%, desvalorização bem mais expressiva do que a verificada no mesmo período do ano passado

As maiores baixas são das ações da Rumo, Metalúrgica Gerdau, Usiminas, Bradespar e Vale

As maiores baixas são das ações da Rumo, Metalúrgica Gerdau, Usiminas, Bradespar e Vale

Nos primeiros 15 dias do ano, o Ibovespa acumula queda de 11%. A desvalorização é bem mais expressiva do que a verificada no mesmo período do ano passado, quando o índice recuou 3,96%. No acumulado do ano, apenas quatro ações do Ibovespa registram ganhos: RaiaDrogasil ON (7,53%), Cetip ON (2,40%), Multiplan ON (2,24%), e BR Malls (1,26%). 

Todas as demais ações que compõem o índice perderam valor. As maiores baixas são das ações da Rumo, Metalúrgica Gerdau, Usiminas, Bradespar e Vale. No caso da Rumo, as ações cederam após o cancelamento do aumento de capital. A aversão a risco criada pela desaceleração da economia chinesa e a queda no preço das commodities justifica as demais quedas.

Quem pensa que o Ibovespa nos 39 mil pontos está num bom patamar para compras, engana-se. Há, claro, alguns bons achados, mas a tendência de baixa ainda deve predominar.

Especialistas consultados pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, concordaram que a virada de ano não foi positiva para a Bovespa.

“Surpreende esse ambiente tão negativo nesse começo de ano. No último trimestre, o mercado estava muito focado em Brasil. Agora, há problemas com a China. Os mercados no mundo acordaram ao mesmo tempo para os problemas da China”, comentou Alexandre Póvoa, sócio-gestor da Canepa Asset.

Segundo ele, o ambiente bastante ruim desse começo de 2016 embute um fator psicológico, não é só fundamento, uma vez que não há nenhum dado novo que possa explicar a fraqueza do mercado todos os dias. “É muito mais sentimento coletivo do que fundamento. Apesar de fundamentalmente haver alguns papéis com preços interessantes, a Bovespa pode cair mais”, comentou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em EconomiaX