1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Tailândia: PIB avança 0,4% no segundo trimestre

MATEUS FAGUNDES - Estadão Conteúdo

18 Agosto 2014 | 00h 29

A economia da Tailândia se expandiu no segundo trimestre, contrariando a expectativa de economistas, que previam que a crise política do país iria causar um segundo trimestre consecutivo de contração.

De abril a junho, o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 0,4%, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Departamento da Economia Nacional e do Desenvolvimento Social. Economistas consultados pelo Wall Street Journal projetavam, em média, uma retração de 0,15%. Porém, no primeiro semestre, a economia contraiu 0,1% na comparação com o mesmo período de 2013.

Em números sazonalmente ajustados, o PIB expandiu 0,9% na comparação do segundo trimestre com o primeiro trimestre. As projeções previam uma expansão de 0,6%.

As previsões mais pessimistas foram feitas tendo em vista o cenário incerto da política do país. Durante o primeiro semestre, uma onda de protestos fez com que a Corte Constitucional depusesse a primeira-ministra Yingluck Shinawatra. Semanas depois, uma junta militar retirou o primeiro-ministro interino e assumiu o poder no país. Os golpistas prometem que a democracia será restituída no país no segundo semestre do ano que vem.

A agência também cortou a projeção para o PIB deste ano, de um crescimento de 1,5% a 2,5% para uma expansão de 1,5% a 2,0%. (com informações da Dow Jones Newswires)