1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Veja os vencedores do YouTube/Cannes Lions

O Estado de S. Paulo

10 Junho 2009 | 15h 36

Adeline Chew, da Malásia, e Guy Dayan, de Israel, formarão a "Equipe YouTube", 

 39ª a competir no Young Lions Film em 2009

 

Adeline Chew, da Malásia, e Guy Dayan, de Israel, ambos com 27 anos, foram os vencedores da competição de anúncio viral para promover a campanha da Oxfam. Ambos formarão a 'Equipe YouTube', que vai competir na edição 2009 do Young Lions. 

 

Lançado em 2006, o Young Lions é parte integral do Festival que, durante uma semana, recebe 38 equipes com dois participantes cada, com até 28 anos de idade e que têm como desafio filmar e editar um comercial de um minuto para um cliente na categoria caridade ou organização sem fins lucrativos.

Em 15 de maio, a Oxfam, parceira de caridade da competição, postou um briefing chamando jovens profissionais do mundo todo para criarem e incluírem no YouTube um anúncio, de até um minuto, para promover sua campanha sobre mudanças climáticas. Os criativos tiveram 48 horas para inscrever seus anúncios e, depois, duas semanas para promovê-lo no YouTube, de forma viral, por quaisquer meios disponíveis. A Oxfam foi escolhida como parceira da competição devido à sua presença multinacional e de grande apelo ao público e devido ao fato de as mudanças climáticas serem um tema facilmente compreendido e que deveria ser abordado de forma criativa.

A competição teve 692 trabalhos inscritos e mais de 100 mil votos em duas semanas. Um painel formado por líderes de criação do mundo todo foi designado para avaliar a qualidade dos anúncios. Entre os jurados, o brasileiro Alexandre Gama, da Neogama BBH. Adeline e Guy foram escolhidos vencedores com base na criatividade de seus respectivos anúncios e classificação dos vídeos. Agora, eles participarão do Young Lions Film Competition em Cannes com todas as despesas pagas.

 

Para assistir ao vídeo de Adeline - "Listen, don't watch"

http://www.youtube.com/watch?v=S79k-mf0VwA

 

Vídeo de Guy "The YouTube climate thermometer"

http://www.youtube.com/watch?v=hYLv5zPd_YQ&feature=channel_page