Jaguar Land Rover estuda unidade de montagem no Brasil
Segundo o executivo, a companhia também procura um parceiro para uma joint venture na China para construir uma fábrica de montagem
NOVA DÉLHI - A Jaguar Land Rover, unidade da Tata Motors no Reino Unido, estuda a construção de uma fábrica de montagem no Brasil, como parte de seu plano para se expandir em mercados emergentes e vender seus veículos a preços competitivos, afirmou o executivo-chefe da companhia, Ralf Speth, durante a New Delhi Auto Expo 2012, na Índia. Segundo o executivo, a companhia também procura um parceiro para uma joint venture na China para construir uma fábrica de montagem no país, o que poderá resultar em um investimento de até 100 milhões de libras.
"O Brasil e o resto da América do Sul são um mercado muito interessante". Ele é um mercado emergente, que está crescendo agressivamente", disse Speth. "Nós estamos pensando em uma espécie de instalação similar à indiana no Brasil." Ele afirmou que a Jaguar Land Rover está procurando um terreno e pode escolher qualquer dos três conglomerados industriais no País. A companhia deverá montar inicialmente no País veículos Land Rover, acrescentou.
As montadoras mundiais mudaram seu foco de atenção agressivamente para os mercados emergentes, como o Brasil, China, Índia e Rússia, nos últimos anos, devido parcialmente à falta de demanda em seus redutos tradicionais dos EUA e Europa.
Ontem, a montadora Mahindra & Mahindra, maior fabricante de veículos utilitários da Índia em termos de vendas, anunciou que planeja iniciar a fabricação de automóveis da marca Ssangyong no Brasil, China e Rússia nos próximos dois anos.
Na quarta-feira, a Ford apresentou simultaneamente no Brasil e na Índia um novo modelo do utilitário Ecosport, o primeiro carro global da marca, desenvolvido no País. Segundo reportou a Agência Estado, o carro será vendido em cerca de 100 países e será fabricado em Camaçari, na Bahia, Índia e Tailândia.
O Brasil impôs, recentemente, pesados impostos sobre os carros importados, tornando imperativo que os fabricantes de automóveis transfiram suas operações de montagem para o País. As informações são da Dow Jones.
Siga o @estadao no Twitter
- 18:38 Ibovespa sobe com construtoras e zera ...
- 18:35 Gafisa reelege Duilio Calciolari ...
- 17:58 Atuação do BC faz dólar cair 1,71% e ...
- 17:54 ANÁLISE-Preços de celulose devem cair até ...
- 17:49 CEO do JP Morgan é convidado a depor ...
- 17:28 IPI para motos importadas, micro-ondas ...
- 17:20 Fipe: relação etanol/gasolina sobe e ...
- 17:12 Petróleo nos EUA fecha em alta, mas cai ...
- 16:52 Bankia confirma pedido de € 19 bi em ...
- 16:43 Citi e UBS perderam US$ 50 mi com erros ...









