12:18


15 de Abril de 2010

 

Patrocinado por




Você está em Economia > Negócios
Início do conteúdo

Land Rover anuncia investimento de R$ 750 mi no Rio

06 de dezembro de 2013 | 8h 42
ANTONIO PITA - Agencia Estado

RIO - A Jaguar Land Rover, controlada pelo grupo indiano Tata, anunciou oficialmente na quinta-feira, 5, um investimento de R$ 750 milhões no Rio de Janeiro, o maior da empresa para a instalação de uma fábrica própria fora do Reino Unido. A unidade será montada no município de Itatiaia, a partir do ano que vem, e reforça a aposta do grupo no potencial do País para o segmento de luxo. Até outubro, a empresa registrou crescimento no mercado brasileiro de 42% em relação ao ano passado, puxada sobretudo pelos veículos utilitário esportivos (SUV, na sigla em inglês).

?Vendemos mais que todos os nossos concorrentes somados?, afirmou o diretor global para o desenvolvimento de novos projetos da companhia, Phil Hodkinson, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. ?Não investiríamos tanto dinheiro se não acreditássemos no potencial do País. É um mercado que ainda vai crescer muito.? Segundo a empresa, a marca alcança 53% de participação neste segmento de luxo no mercado brasileiro, mas o grupo não se dá por satisfeito. Com a nova fábrica, a empresa produzirá 24 mil veículos por ano da marca Land Rover, a principal em vendas no País. Serão 400 empregos diretos, com possibilidade de dobrar a partir de 2020, quando planeja expandir os negócios no País. ?Se não investirmos, perdemos este espaço?, completou Hodkinson.

Emergentes

A avaliação tem por base a comparação com outros mercados emergentes, onde o grupo também monta as bases de sua expansão global. Na China, será inaugurada em 2015 uma fábrica em parceria com uma montadora local. Na Índia, a empresa segue o mesmo modelo, com a planta já em produção. A fábrica brasileira será a única fora do Reino Unido totalmente controlada pelo grupo.

?Sabemos que, para mantermos o nosso negócio, precisamos ampliar o portfólio de produtos. Fazemos investimento de bilhões de libras por ano no desenvolvimento de novos projetos, e também para manter um sistema de produção global, para ampliar nossa presença. Os países escolhidos nos permitem alcançar nossas ambições?, disse o executivo.

Os modelos que serão produzidos no Brasil não foram revelados. A nova fábrica contará com o apoio do polo automotivo do sul fluminense. Em contrapartida ao investimento, o governo do Rio cedeu o terreno onde será construída a planta. Também foram oferecidas facilidades no pagamento de ICMS, com uma carência proporcional ao investimento feito na implantação da fábrica.

Nos planos da companhia também está a expansão e a exportação dos veículos fabricados no País para outros países da América Latina. ?Primeiro, temos de construir a fábrica, estabelecer as bases da cadeia de suprimentos, capacitar as pessoas e causar uma boa primeira impressão com os nossos produtos. Só então poderemos pensar em expansão?, afirmou Phil Hodkinson. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Estadão PME - Links patrocinados

Anuncie aqui

Siga o Estadão






Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo