1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Airbus e IDB dão apoio a fundo islâmico de leasing de aeronaves

REUTERS

26 Junho 2014 | 09h 55

A Airbus Group e o Banco Islâmico de Desenvolvimento (IDB) [ISDBA.UL], baseado em Jedá, estão incentivando um fundo de leasing de aeronaves em conformidade com a sharia para atender uma demanda crescente por financiamento comercial de companhias aéreas no Oriente Médio, Ásia e África.

O fundo, que financiará exclusivamente aeronaves da Airbus, tem tamanho-alvo de 5 bilhões de dólares e pode ajudar a melhorar a vantagem da fabricante europeia de aviões contra a rival Boeing no mercado de companhias aéreas comerciais, que cresce rapidamente na região do Golfo.

A Airbus desenvolveu o fundo em conjunto à Palma Capital e ao Quantum Investment Bank, de Dubai, e fornecerá o capital inicial em conjunto com o IDB. A International Airfinance Corporation atuará como administradora do fundo.

Companhias aéreas do Golfo como a Etihad Airways, a Emirates [EMIRA.UL] e a Qatar Airways transformaram a indústria da aviação na última década por meio de expansão agressiva, enquanto o financiamento islâmico é um elemento crescente para ganhar negócios na região.

Com uma carteira de pedidos com forte presença do Oriente Médio e da Ásia, a Airbus procura desenvolver uma solução financeira islâmica para atender essa parte do mundo, disse à Reuters Yann Ballet, chefe de projetos e finança estruturada da Airbus Group.

O financiamento de aeronaves comerciais ultrapassou a marca de 100 bilhões de dólares pela primeira vez no ano passado e este número deve ser maior este ano, segundo um relatório da consultoria Flightglobal.

(Por Bernardo Vizcaino)