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Alpargatas renova contrato com Mizuno

Por Marina Gazzoni
Atualização:

A Alpargatas antecipou a renovação do seu contrato para distribuir a marca japonesa Mizuno no Brasil e em alguns países da América Latina. O acordo, que expirava em 2016, foi renovado nesta quinta-feira, 16, e valerá por mais 13 anos, com possibilidade de extensão por outros 13. A realização da Copa e a da Olimpíada no Brasil motivou a empresa a antecipar a negociação. "Poderemos investir mais nas marcas durante os grandes eventos esportivos agora que sabemos que os contratos continuarão a valer após 2016", disse o diretor de artigos esportivos da Alpargatas, Fernando Beer. A Alpargatas começou a distribuir a marca Mizuno no Brasil em 1997 e, desde então, renovou o contrato três vezes. A empresa paga royalties à fabricante japonesa, mas os detalhes financeiros não são abertos. A maioria dos produtos vendidos no Brasil é importada. A Alpargatas, no entanto, pretende aumentar a participação do calçado feito no País. "Precisamos ampliar a produção local para suportar o crescimento do mercado brasileiro", disse Beer. Hoje marca é líder no País no segmento de tênis de alta performance para corrida. Isso faz do Brasil o segundo maior mercado da Mizuno, atrás do Japão. O contrato com a empresa japonesa permite que a Alpargatas represente a marca no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, mas hoje a empresa vende a grife japonesa apenas no Brasil e Argentina. "A nossa intenção é expandir para novos mercados. Estamos avaliando isso", disse Beer. EstratégiaA parceria com a Mizuno é estratégica para a Alpargatas, grupo que também é dono de marcas como Havaianas, Rainha e Topper. As vendas da Mizuno quadruplicaram nos últimos cinco anos e fizeram da japonesa a marca que mais cresce no grupo brasileiro. Só no terceiro trimestre de 2013, a receita da Alpargatas com produtos Mizuno subiu 48% na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados do balanço da companhia.A empresa não abre os dados de faturamento por marca, mas estima-se que a Mizuno concentre metade da receita da Alpargatas com artigos esportivos - um montante que somou cerca de R$ 625 milhões nos nove primeiros meses de 2013. O segmento vem ganhando relevância no grupo e já representava 37% da receita da companhia no terceiro trimestre de 2013, três pontos porcentuais acima do peso que tinha no mesmo período de 2012. Copa e OlimpíadaO mercado de material esportivo deve crescer ainda mais durante a Copa e Olimpíada, estima a coordenadora do MBA de Marketing Esportivo da ESPM, Clarisse Setyon. ?O segmento tradicionalmente sofre uma explosão de consumo nesse período, principalmente nos países que sediam os jogos?, disse.Para ela, a renovação do contrato com a Mizuno é fundamental para a Alpargatas competir com grandes empresas multinacionais de esporte, como Nike e Adidas. "É mais barato investir em uma marca que já é desejada pelo consumidor do que criar uma do zero", avalia.A Alpargatas quer aproveitar a realização da Copa e da Olimpíada no Brasil para elevar as vendas da Mizuno e tentar ganhar presença em outros esportes, como futebol, handebol e vôlei. Para isso, a empresa prepara um reforço na sua estratégia de marketing, mas terá de driblar barreiras impostas pelos organizadores dos jogos.A Adidas é patrocinadora oficial da Copa e, a Nike, da seleção brasileira. A Mizuno, portanto, não poderá fazer menção direta ao evento nem ao time do Brasil. "Vamos explorar as imagens dos atletas da seleção que patrocinamos, o Hulk e o Dedé", disse Beer. "Nossa maior aposta será na Olimpíada. A Mizuno terá uma presença forte no Rio", completou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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