Publicidade

Apple inaugura no RJ 1ª loja física da América Latina

Por Mariana Sallowicz
Atualização:

A Apple inaugura neste sábado, 15, no Rio, a sua primeira loja física na América Latina e já sinaliza a abertura de novas unidades no País. O vice-presidente de lojas da Apple, Steve Cano, afirmou nesta quinta-feira, 13, que a empresa americana tem planos de crescimento no Brasil."Estamos muito empolgados com o que acreditamos que será a primeira entre muitas lojas no Brasil", disse em entrevista coletiva no Rio. Segundo ele, a Apple nunca abre apenas uma unidade nos países onde decide operar. A companhia está agora presente em 14 países, com 423 lojas próprias. "Nós com certeza temos planos de crescimento no Brasil".A Apple Store carioca, que tem fachada com mais de 30 metros, começa a funcionar a partir das 11h de sábado, no shopping de luxo VillageMall, na zona oeste do Rio. A empresa americana tem loja virtual no Brasil desde 2009 e atua no mercado local há mais de 20 anos.O executivo, no entanto, não informou onde será a próxima Apple Store e nem quando será aberta. Sobre a escolha do Rio, disse que após muito tempo procurando a empresa encontrou o "espaço certo", acrescentando que o Brasil é um país de grande importância para a marca, especialmente com a proximidade dos grandes eventos esportivos. "Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, é um momento muito empolgante para estar no Brasil".Os preços dos produtos na loja serão semelhantes aos oferecidos no site. Um iPad Air de 16 GB com WiFi custará R$ 1.749, enquanto nos Estados Unidos é vendido por US$ 499 (cerca de R$ 1.200).OperaçãoA empresa contratou 45 funcionários para trabalharem no estabelecimento, que irão se juntar a um time de 43 mil empregados da marca no mundo. Alguns deles se mudaram para o Rio. Um dos funcionários veio de Fortaleza. Na loja, serão vendidos mais de 170 produtos.Segundo o executivo, eles foram "altamente treinados". "Muitos estiveram em Cupertino (sede da empresa, na Califórnia) e em outras lojas pelo mundo."A Apple vai oferecer na loja do Rio workshops gratuitos. As inscrições podem ser feitas pela internet. Em um dia, as vagas da primeira semana de workshops foram preenchidas, segundo o executivo. Além dos adultos, há programas para crianças. Turmas de escolas podem participar de um treinamento com duração de duas a três horas. "Ensinamos, por exemplo, como fazer vídeos", diz Cano. Os clientes da loja também terão acesso ao chamado "Genius Bar", espaço na loja em que o dono de um produto da Apple, comprado em qualquer lugar do mundo, pode ter atendimento técnico gratuito. Há ainda a opção de fazer um treinamento pago, com duração de um ano. Chamado de "One to One", custará R$ 249 anuais para que se obtenha "o máximo do produto".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.