1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Apple inaugura no RJ 1ª loja física da América Latina

MARIANA SALLOWICZ - Agencia Estado

13 Fevereiro 2014 | 19h 17

A Apple inaugura neste sábado, 15, no Rio, a sua primeira loja física na América Latina e já sinaliza a abertura de novas unidades no País. O vice-presidente de lojas da Apple, Steve Cano, afirmou nesta quinta-feira, 13, que a empresa americana tem planos de crescimento no Brasil.

"Estamos muito empolgados com o que acreditamos que será a primeira entre muitas lojas no Brasil", disse em entrevista coletiva no Rio. Segundo ele, a Apple nunca abre apenas uma unidade nos países onde decide operar. A companhia está agora presente em 14 países, com 423 lojas próprias. "Nós com certeza temos planos de crescimento no Brasil".

A Apple Store carioca, que tem fachada com mais de 30 metros, começa a funcionar a partir das 11h de sábado, no shopping de luxo VillageMall, na zona oeste do Rio. A empresa americana tem loja virtual no Brasil desde 2009 e atua no mercado local há mais de 20 anos.

O executivo, no entanto, não informou onde será a próxima Apple Store e nem quando será aberta. Sobre a escolha do Rio, disse que após muito tempo procurando a empresa encontrou o "espaço certo", acrescentando que o Brasil é um país de grande importância para a marca, especialmente com a proximidade dos grandes eventos esportivos. "Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, é um momento muito empolgante para estar no Brasil".

Os preços dos produtos na loja serão semelhantes aos oferecidos no site. Um iPad Air de 16 GB com WiFi custará R$ 1.749, enquanto nos Estados Unidos é vendido por US$ 499 (cerca de R$ 1.200).

Operação

A empresa contratou 45 funcionários para trabalharem no estabelecimento, que irão se juntar a um time de 43 mil empregados da marca no mundo. Alguns deles se mudaram para o Rio. Um dos funcionários veio de Fortaleza. Na loja, serão vendidos mais de 170 produtos.

Segundo o executivo, eles foram "altamente treinados". "Muitos estiveram em Cupertino (sede da empresa, na Califórnia) e em outras lojas pelo mundo."

A Apple vai oferecer na loja do Rio workshops gratuitos. As inscrições podem ser feitas pela internet. Em um dia, as vagas da primeira semana de workshops foram preenchidas, segundo o executivo. Além dos adultos, há programas para crianças. Turmas de escolas podem participar de um treinamento com duração de duas a três horas. "Ensinamos, por exemplo, como fazer vídeos", diz Cano.

Os clientes da loja também terão acesso ao chamado "Genius Bar", espaço na loja em que o dono de um produto da Apple, comprado em qualquer lugar do mundo, pode ter atendimento técnico gratuito.

Há ainda a opção de fazer um treinamento pago, com duração de um ano. Chamado de "One to One", custará R$ 249 anuais para que se obtenha "o máximo do produto".

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo