1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Apple prepara abertura de lojas no Brasil

MARIANA SALLOWICZ - Agencia Estado

13 Fevereiro 2014 | 13h 21

O vice-presidente de lojas da Apple, Steve Cano, afirmou nesta quinta-feira, 13, que a empresa está "muito empolgada com as perspectivas de crescimento no Brasil", indicando que a companhia norte-americana prepara a abertura de novas lojas no País.

A primeira loja física da Apple na América Latina será inaugurada no shopping de luxo Village Mall, no Rio, no próximo sábado, 15. A empresa americana tem loja virtual no Brasil desde 2009 e atua no mercado local há 20 anos. "Estamos muito empolgados com a primeira de muitas lojas no Brasil", disse em entrevista coletiva. Segundo ele, a empresa nunca abre apenas uma unidade nos países onde decide operar.

Cano, no entanto, não informou onde será a próxima e nem quando será aberta. Sobre a escolha do Rio, disse que a empresa encontrou o "espaço certo", acrescentando que o Brasil é um país de grande importância para a marca, especialmente com a proximidade dos grandes eventos esportivos. "Com a Copa do Mundo e a Olimpíada, é um momento muito empolgante para estar no Brasil".

Os preços dos produtos na loja serão semelhantes aos oferecidos no site. Um iPad Air de 16 GB custará R$ 1.749, enquanto nos Estados Unidos é vendido por US$ 499.

A empresa contratou 45 funcionários para trabalharem no estabelecimento, que irão se juntar a um time de 43 mil empregados da marca no mundo. Alguns deles se mudaram para o Rio. Um dos funcionários veio de Fortaleza. Serão vendidos mais de 170 produtos. A Apple tem 423 lojas próprias em 14 países.

No local, a Apple vai oferecer workshops gratuitos. As inscrições podem ser feitas pela internet. Em um dia, as vagas de uma semana dos workshops foram preenchidas, segundo o executivo. Além dos adultos, há programas para crianças. Turmas de escolas podem participar de um treinamento com duração de duas a três horas. "Ensinamos, por exemplo, como fazer vídeos", diz Cano.