PUBLICIDADE

Arroba do boi gordo tem maior valorização mensal desde 2002

Segundo estudo, cotação acumulou alta de 18,5% em outubro

Por Suzana Inhesta e da Agência Estado
Atualização:

O preço da arroba do boi gordo em São Paulo em outubro teve a maior valorização mensal desde 2002. Segundo cálculos da Scot Consultoria, no mês passado, a arroba de boi gordo acumulou alta de 18,5%. Na sexta-feira passada, último dia útil de outubro, a cotação de referência na praça ficou em R$ 108 a arroba, à vista, e R$ 109 a arroba, a prazo, livre de Funrural.

PUBLICIDADE

"A última ocasião na qual o boi gordo subiu com intensidade semelhante foi em junho de 2008. Do dia 20 de maio a 19 de junho daquele ano, a arroba do boi subiu 16,6%", afirma o veterinário e analista da Scot, Hyberville Neto, em nota. Segundo ele, desde aquele período até outubro deste ano não se registrava variações acima de 10% em 30 dias. "Para se ter ideia, a maior valorização mensal da arroba em 2009 foi de 6,5%, entre meados de março e abril", completa.

Em virtude do feriado de amanhã, os negócios no mercado físico hoje seguem em ritmo lento. Segundo participantes consultados pela Agência Estado, há frigoríficos que deixarão de abater hoje e amanhã, como forma de segurar a alta das cotações da arroba e alongar "artificialmente" suas escalas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.