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B2W vai esticar prazos de entrega de produtos no Natal

Dona do Submarino, Americanas.com e Shoptime quer reduzir problemas com atrasos nas entregas

Por Rodrigo Petry
Atualização:

SÃO PAULO - O grupo B2W, que reúne os varejistas online Submarino, Americanas.com e Shoptime, achou uma forma de amenizar os problemas com entrega de encomendas, que levaram o Procon paulista a pedir a suspensão das atividades dos sites por 72 horas: os prazos de entrega serão mais longos. Em teleconferência com analistas e investidores nesta sexta-feira, 11, o diretor de relações com investidores da B2W, François Pierre Bloquiau, afirmou que as vendas no período do Natal não terão os mesmos problemas de entrega registrados no ano passado. "Estamos preparados para um Natal melhor do que o de 2010", afirmou Bloquiau, ao ser questionado sobre os riscos de novos problemas voltarem a acontecer neste final de ano. Segundo ele, porém, a companhia aplicará uma política de prazos mais dilatados nos pedidos dos clientes. "Nossa preocupação é não deixar os pedidos atrasarem", afirmou. A expectativa do executivo é de que apenas em 2012 a questão esteja totalmente normalizada. Bloquiau informou que os problemas que atingem a B2W impactaram de forma uniforme as três marcas da companhia, Americanas, Submarino e Shoptime. "O consumidor não nos deixou. A questão é se fecham (a compra) ou não com a nossa empresa."Na divulgação de seus resultados do terceiro trimestre, a companhia admitiu que as recentes iniciativas para a melhoria e normalização das entregas de pedidos atrasados ficaram "aquém dos resultados desejados". A empresa destacou, no relatório do balanço, que os recursos captados recentemente por meio do aumento de capital estão sendo investidos em sistemas logísticos, na cadeia de distribuição e na plataforma tecnológica. "Contudo, observamos que o resultado foi ruim, apesar das nossas expectativas. Tanto o nosso crescimento como a rentabilidade da operação dependem da mudança para um patamar superior de atendimento ao cliente, que é a prioridade total da B2W", informou a empresa.Os problemas com as entregas dos pedidos dos clientes que adquiriram produtos no sites Americanas e Submarino resultaram num aumento de 211,3% das despesas operacionais no terceiro trimestre, que somaram R$ 24,9 milhões. Segundo o relatório, essa rubrica foi impactada principalmente pelas despesas não recorrentes relacionadas à solução dos problemas de entrega dos pedidos, que começaram em dezembro de 2010. No acumulado de janeiro a setembro, as despesas operacionais acumulam perdas de R$ 85 milhões. No terceiro trimestre, a B2W apresentou um prejuízo consolidado de R$ 37,9 milhões. Já a receita líquida terminou o período em R$ 1,044 bilhão.

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