1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Coca-Cola lança pedra fundamental de nova fabrica, em Minas Gerais

Marcelo Portela, da Agência Estado

05 Dezembro 2011 | 18h 24

Unidade deve concentrar toda a produção da companhia no Estado

BELO HORIZONTE - A direção da Coca-Cola Femsa Brasil, do grupo mexicano Femsa, fez nesta segunda-feira, 5, em Itabirito, na região central de Minas Gerais, o lançamento da pedra fundamental de uma nova fábrica da empresa. A planta, com previsão de entrar em operação em junho de 2013, é resultado de um investimento de R$ 250 milhões. A unidade deve concentrar toda a produção da companhia em Minas.

A nova planta será construída em um terreno de 300 mil metros quadrados às margens da BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. A localização é estratégica porque, segundo a Coca-Cola, a produção da nova unidade será destinada, a princípio, aos mercados de Minas Gerais e da região serrana fluminense.

A previsão é de que as novas instalações comecem a operar em meados de 2013 e atinjam plena capacidade de operação em 2015, quando a unidade poderá produzir anualmente 2,1 bilhões de litros de todos os refrigerantes da marca, em todas as embalagens atualmente existentes. O volume representa um acréscimo de 47% em relação à capacidade de atual fábrica, localizada em Belo Horizonte.

Ainda segundo a Coca-Cola, depois que a nova unidade estiver pronta, as duas plantas devem funcionar simultaneamente por dois anos. De acordo com o presidente da Coca-Cola Femsa Brasil, Ricardo Botelho, após esse período, a fábrica de Belo Horizonte será transformada "no maior centro de distribuição da empresa" em Minas. O executivo afirmou ainda que, com a nova fábrica, há "possibilidade" de a empresa fazer parceria com fornecedores locais.