Publicidade

Conselheiro do Banco Central chinês não descarta alta do juro

Segundo ele, uma decisão de alta de juro dependerá dos indicadores econômicos futuros, entre outros fatores

Foto do author Cynthia Decloedt
Por Cynthia Decloedt (Broadcast) e da Agência Estado
Atualização:

O conselheiro do Banco do Povo da China (PBoC), Zhou Qiren, disse para a agência Dow Jones que não descarta a possibilidade de um aumento da taxa de juro, mesmo após a elevação da taxa do compulsório anunciada hoje. Segundo ele, uma decisão de alta de juro dependerá dos indicadores econômicos futuros, entre outros fatores. Ele não afirmou se o eventual anúncio de um número mais elevado sobre o índice de preços ao consumidor (CPI) em novembro amanhã seria o suficiente para que o PBoC subisse o juro.

PUBLICIDADE

Zhou afirmou ainda que a elevação do compulsório desta sexta-feira provavelmente reflete intenção de controle na liquidez do mercado e que também ajuda a reduzir as pressões inflacionárias.

A taxa do compulsório dos bancos foi elevada em 0,50 ponto porcentual, o sexto aumento desse tipo neste ano. Com base nos anúncios feitos oficialmente, a maior parte dos bancos terá o compulsório elevado para 18,5% a partir do dia 20, quando entra em vigor o aumento anunciado nesta sexta-feira. Mas fontes de bancos acrescentaram que houve pelo menos outras duas elevações de 0,50 ponto porcentual no compulsório de alguns bancos selecionados no começo do ano.

As informações são da Dow Jones. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.