PUBLICIDADE

Coteminas entra em empresa de produção e comércio de soja e algodão

Empresas da família Gomes da Silva se associam a uma produtora de grãos e a uma trading para criar a Cantagalo 

Por
Atualização:

Maior produtora de cama, mesa e banho do País, a Coteminas vai entrar para o agronegócio. Na última sexta-feira, assinou acordo para criar a Cantagalo General Grains em sociedade com a Encorpar (empresa de investimentos da família Gomes da Silva, do ex-vice-presidente José Alencar, morto este ano), a Agrícola Estreito e a trading GSN Agrícola. Trata-se de uma produtora e comercializadora de grãos, especialmente soja e algodão.

PUBLICIDADE

A Cantagalo já nasce com um aporte de cerca de R$ 90 milhões e uma área de 151 mil hectares. São fazendas que já pertenciam aos sócios. É um número expressivo nesse setor. A Maeda, por exemplo, uma das maiores produtoras de algodão de soja do País, tem 85 mil hectares de área plantada - entre terras próprias e arrendadas.

Juntas, Coteminas e Encorpar serão donas de metade da companhia. A Agrícola Estreito terá 25% e GSN Agrícola, os outros 25%. A gestão do negócio, no entanto, ficará os sócios minoritários: Wilson Vian, da Agrícola Estreito, e Paulo Roberto Moreira Garcez, da GSN. Foram eles que procuraram a Coteminas para firmar a parceria.

Investimentos. O papel da Coteminas será mais de investidora, segundo Josué Christiano Gomes da Silva, presidente da Coteminas. "O agronegócio é extremamente competitivo, uma das áreas em que o Brasil mais se destaca", diz Gomes da Silva. "Com a Cantagalo, as nossas fazendas deixarão de ser um apenas apêndice de uma atividade industrial maior. Elas agora serão muito mais bem aproveitadas."

Gaúcho, Vian fez parte de uma geração de pequenos agricultores de grãos do Rio Grande do Sul que desbravaram o Centro-Oeste décadas atrás. Hoje ele é produtor agrícola em grandes propriedades. Já Garcez era o principal executivo e acionista minoritário da Multigrain, adquirida ontem pela japonesa Mitsui.

Embora seja um industrial típico, Gomes da Silva diz que sempre esteve ligado ao campo. A Coteminas é a maior consumidora de algodão do Brasil. As fazendas da família que passam a fazer parte da Cantagalo ocupam uma área de 33 mil hectares.  

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.