Publicidade

Cúpula de Bruxelas termina sem avanços no acordo entre UE e Mercosul

Declarações da presidente Dilma e de representantes do bloco europeu sugerem que os dois lados estão empenhados em chegar a um acordo, mas aguardam reunião técnica marcada para março

Por Andrei Netto
Atualização:

BRUXELAS - Principal tema da pauta de discussões bilaterais entre os dois lados do Atlântico, o acordo de livre comércio do bloco europeu com o Mercosul não teve avanços concretos na cúpula União Europeia-Brasil, realizada na manhã desta segunda-feira, 24, em Bruxelas, na Bélgica.

PUBLICIDADE

Apesar disso, declarações dos dois lados indicam que os dois lados estão empenhados em chegar a um acordo, cujas primeiras negociações remontam a 2000. Em suas declarações, a presidente Dilma Rousseff, e os presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, destacaram a importância da reunião técnica a ser realizada em 21 de março, quando se decidirá se uma troca de ofertas de liberalização do comércio será feita. 

Entretanto, nenhum avanço ou plano de ação específico foi anunciado na cúpula. "Reafirmei nessa reunião junto aos presidentes o meu empenho de levar adiante do acordo de associação entre o Mercosul e a UE", afirmou Dilma. "A nossa expectativa é que na reunião técnica prevista para o dia 21 de março nós possamos marcar a data para a troca de ofertas." De acordo com Dilma Rousseff, "o Mercosul está fazendo um grande esforço" para chegar a um acordo. "Houve uma grande evolução e acredito que o lado europeu vai fazer o mesmo", afirmou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.