1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Dilma Rousseff participa de cúpula com a União Europeia em Bruxelas

Andrei Netto, enviado especial

24 Fevereiro 2014 | 07h 19

Entre os temas da agenda bilateral estão desdobramentos de crises internacionais, como Síria e Ucrânia, além das negociações de paz entre Palestina e Israel

BRUXELAS - A presidente Dilma Rousseff está reunida com a cúpula Brasil-União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica. A delegação brasileira chegou por volta das 9h30, horário local, para se encontrar com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman Von Rompuy. 

Participam ainda do encontro a Comissária de Comércio da UE, Karel Gucht, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo. 

Entre os temas da agenda bilateral estão desdobramentos de crises internacionais, como Síria e Ucrânia, além das negociações de paz entre Palestina e Israel. Mas o tema central da cúpula são as negociações para um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. 

No domingo, 23, empresários brasileiros reunidos com Dilma em Bruxelas solicitaram à presidente que priorize em curtíssimo prazo a redução de barreiras não tarifárias, como as fitossanitárias. 

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) pediu ainda que as negociações para liberalização das trocas comerciais cheguem a um acordo em até 60 dias - antes das eleições europeias de maio.