1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Distribuidoras recebem tranche de R$2,1 bi de empréstimo na terça-feira

REUTERS

18 Agosto 2014 | 15h 14

As distribuidoras de energia receberão na terça-feira 2,1 bilhões de reais relativos à primeira tranche do empréstimo de 6,58 bilhões de reais fechado com bancos, segundo informações da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A primeira tranche cobrirá 1,3 bilhão de reais referente à liquidação financeira do mês de maio e 327 milhões de reais dos custos de junho assumidos pelas concessionárias na última liquidação. O restante do valor é relativo ao custo de acionamento das usinas térmicas.

O contrato de financiamento entre a CCEE e 13 bancos foi assinado na sexta-feira, no valor total de 6,58 bilhões de reais.

Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), Barinsul, Banco de Brasília (BRB), Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal, Citibank, Credit Suisse, Itaú Unibanco, JP Morgan, Bank of America Merrill Lynch e Santander assinaram o acordo.

O financiamento terá custo de Certificado de Depósito Interbancário (CDI) mais 2,35 por cento ao ano e será quitado até novembro de 2017.

Esse é o segundo empréstimo assinado para ajudar as distribuidoras de energia, que estão tendo que arcar com altos gastos no mercado de curto prazo num momento em que o preço da eletricidade está alto em decorrência da ausência de chuvas e do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas. O primeiro empréstimo foi de 11,2 bilhões de reais.

(Por Anna Flávia Rochas)