1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Eletrobras paga R$ 452 mi de dívida com Petrobras na sexta

REUTERS

21 Agosto 2014 | 21h 01

A Eletrobras pagará na sexta-feira a dívida de 452 milhões de reais que duas de suas distribuidoras têm com a Petrobras por compra de combustível, de um total de cerca de 7,2 bilhões cobrados pela estatal de petróleo.

Para resolver o restante da dívida, a Eletrobras formou dois grupos de trabalho, disse o diretor financeiro da Eletrobras, Armando Casado de Araújo a jornalistas nesta quinta-feira.

Do volume total da dívida do grupo Eletrobras com a Petrobras, cerca de 1 bilhão serão pagos em 85 parcelas. Outros 1,9 bilhão foram parcelados em 20 vezes, sendo que três parcelas já foram pagas.

A Eletrobras se reunirá com a Petrobras na semana que vem sobre um valor controverso de 1,7 bilhão de reais -- mas essa parte ainda terá também que passar por discussão com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ANP.

Isso ocorre porque as discussões sobre a divida passam por diferença do preço do óleo combustível considerados pela ANP e Petrobras, eficiência das usinas, e em ultima instância, a divida pode até sair da responsabilidade da Eletrobras e recair para ser coberta pela Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

A conta CCC é alimentada por recursos cobrados dos consumidores. Uma necessidade de recursos para cobrir essa dívida com a Petrobras teria que vir de aumento na tarifa de energia ou um aporte do Tesouro Nacional na CCC.

"Tem que ter um reconhecimento desses valores para saber de quem é a dívida. As equipes já estão reunidas, semana que vem tem uma reunião do grupo de trabalho", disse Casado.

Ainda há uma dívida de cerca de 2,5 bilhões de reais da Companhia de Gás do Amazonas (Cigas) por construção do gasoduto e gás no Norte, a qual está sendo discutida por um grupo de trabalho com representantes das empresas.

(Por Anna Flávia Rochas)

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo