1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Embraer fará novo caça no Brasil em parceria com a sueca Saab

Agência Estado

11 Julho 2014 | 08h 10

Empresa brasileira fica responsável por conduzir o projeto e desenvolver grande parte da produção dos modelos de um e dois lugares

Divulgação
Grippen NG em teste: Embraer fará novo modelo de um e dois lugares

SÃO PAULO - A Embraer anunciou a formação de uma parceria com a sueca Saab para o desenvolvimento conjunto do projeto de um novo avião no Brasil, dentro do programa F-X2 para reequipar a Força Aérea Brasileira.

A Embraer fará a condução geral do programa e grande parte do trabalho de produção e entrega das versões de um e dois lugares do caça Gripen NG para a Força Aérea Brasileira, conforme ficou definido no memorando de entendimento entre as duas empresas.

O acordo será implementado após conclusão das negociações em curso entre Saab e o governo brasileiro, o que deve acontecer até o final deste ano.

Além de atividades de desenvolvimento e produção no Brasil, em nome da Saab, a Embraer informou que também participará do desenvolvimento de sistemas, da integração, testes em voo, montagem final e entregas.

As duas empresas estudam a formação de uma parceria estratégica para promoção e vendas das duas versões, de um e dois lugares (monoposto e biposto) no mercado global, conforme o comunicado divulgado pela Embraer. 

O texto do comunicado sobre a parceria entre Embraer e a Saab para gestão conjunta do Projeto F-X2 diz:

"A Embraer e a Saab serão responsáveis pelo desenvolvimento completo da versão biposto do Gripen NG, ao mesmo tempo em que as duas empresas estudam a formação de uma parceria estratégica para promoção e vendas das duas versões, monoposto e biposto, no mercado global", informou a fabricante brasileira. O acordo será implementado após a conclusão das negociações entre a Saab e o Brasil sobre a finalização do contrato do Projeto F-X2, sendo que a expectativa é de que as conversas sejam concluídas até o fim deste ano. Com agência Reuters