PUBLICIDADE

Publicidade

Empresas de capital aberto prevêem PIB acima de 3,5%, diz pesquisa

Segundo estudo realizado pela Abrasca, 52% das companhias esperam uma estabilidade do cenário macroeconômico para o ano que vem

Por Alexandre Rodrigues e da Agência Estado
Atualização:

RIO - As empresas de capital aberto demonstraram confiança em uma estabilidade do atual cenário macroeconômico para o ano que vem. É o que revelou a pesquisa de expectativas realizada pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), divulgada nesta segunda-feira, 5. Entre as mais de cem empresas que participaram da pesquisa, 52% disseram esperar desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 acima do patamar de 3,5% no relatório Focus, do Banco Central.

PUBLICIDADE

As respostas, informadas no início do segundo semestre, estão num patamar parecido com o da última pesquisa, do início do primeiro semestre. Para o presidente da Abrasca, Antonio Castro, o resultado mostra uma expectativa de estabilidade no ambiente de negócios, o que deve manter os planos de investimento das empresas, mas ainda resultar numa recuperação moderada do mercado de capitais.

Para 56% das empresas ouvidas, a expectativa é que o desempenho do Ibovespa se mantenha entre 55 mil e 60 mil pontos em 2012. Na avaliação de 36%, haverá alta no índice capaz de superar o patamar de 60 mil pontos. Apenas 8% acreditam num desempenho abaixo dos 55 mil pontos.

A expectativa para a inflação no ano que vem está alinhada com a do Focus (IPCA de 5,6%) para 56% das empresas. Já para a taxa de juros (Selic), 52% espera uma taxa mais baixa do que a do Focus, que é de 10,5%.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.